A Universidade da Beira Interior (UBI) está a trabalhar na edição de 2026 da Mobilidade Rural UNITA, iniciativa que aproxima a academia do tecido empresarial e das entidades regionais, através da promoção de estágios e intercâmbios em contexto real de trabalho. São destinatários os estudantes portugueses, espanhóis, franceses, italianos, romenos, suíços e ucranianos das instituições da Aliança UNITA – Universitas Montium.
Neste âmbito, a UBI assinou, a 24 de novembro, Cartas de Compromisso com entidades regionais de diversos sectores, que vão criar condições para que os estudantes tenham contacto com o mercado de trabalho e adquiram competências essenciais para o seu desenvolvimento académico e profissional.
A UBI junta ao projeto parceiros de sectores das áreas da administração pública, educação, promoção turística, hotelaria e bem-estar. Entre eles estão a Câmara Municipal do Fundão, Associação Aldeias Históricas de Portugal, Escola Profissional Quinta da Lageosa, H2otel, Pousada Serra da Estrela, Parque de Campismo Rural Vale de Beijames, Ananda Kalyani e Pequena Ilha Verde.
Bruno Costa, Vice-Reitor para Internacionalização e Comunicação Institucional, assinou com as organizações as Cartas de Compromisso e salienta a importância que a UBI atribui a estes intercâmbios, que aliam internacionalização, desenvolvimento regional e aprendizagem.
“A UBI quer ter um papel ativo na promoção de projetos internacionais que valorizam a aprendizagem prática, o envolvimento com a comunidade e o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, contribuindo para uma formação alinhada com os grandes desafios contemporâneos”, salienta.
A Mobilidade Rural é uma das atividades desenvolvidas no seio da Aliança UNITA que tem tido muita aceitação pelos estudantes, ação que assenta numa estreita colaboração entre a academia e os parceiros locais e regionais, sediados em territórios de baixa densidade.
O programa permite aos participantes aplicar o seu conhecimento teórico em contexto real de trabalho, numa entidade pública, privada com ou sem fins lucrativos, num país estrangeiro, durante um período de três semanas a dois meses, entre os meses de junho e setembro.
A próxima edição da Mobilidade Rural UNITA decorre no verão de 2026, com lançamento marcado para fevereiro.