Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI reforça ligação a Moçambique

UBI reforça ligação a Moçambique

  • NOTÍCIA
  •   19 de dezembro de 2025  

A academia recebeu uma comitiva liderada pelo Diretor Nacional do Ensino Superior de Moçambique, que ficou a conhecer a capacidade científica e pedagógica da UBI. Durante a visita foi assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade e o Ministério.

Ficheiro com o nome: Comitiva Mocambique

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) consolidou a sua estratégia de internacionalização com o fortalecimento da ligação a Moçambique, materializado na receção a uma delegação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) daquele país africano e na assinatura de um protocolo de cooperação institucional.

A visita, que decorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, envolveu uma comitiva de 18 elementos, liderada por Hortêncio Pedro Comissal, Diretor Nacional do Ensino Superior de Moçambique, integrando responsáveis governamentais, representantes de universidades moçambicanas (Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica de Maputo) e técnicos que trabalham nas áreas do desenvolvimento do Ensino Superior e na capacitação de professores nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Um dos momentos centrais da vinda à UBI foi a assinatura de um protocolo de cooperação entre a UBI e o MEC, que abre novas possibilidades de colaboração académica, científica e institucional. O protocolo foi oficializado durante a receção à comitiva moçambicana, por parte da Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, na qual esteve também presente o Vice-Reitor para a Internacionalização e Comunicação Institucional, Bruno Ferreira Costa.



Este foi o primeiro momento de um programa de dois dias, preenchido com visitas e reuniões de trabalho nas faculdades de Ciências (FC-UBI) e de Engenharia (FE-UBI), envolvendo os presidentes e responsáveis de vários departamentos como Física, Química, Matemática, Eletromecânica e Engenharia Civil e Arquitetura. Decorreu ainda uma visita à incubadora UBIMedical | UBI Executive.

Ao longo da visita, o grupo ficou a conhecer a capacidade científica, tecnológica e de inovação da UBI, colocando em destaque áreas da UBI de grande capacidade instalada e com elevado potencial de colaboração com os países lusófonos.



A cooperação com entidades de Moçambique tem um longo historial na Universidade da Beira Interior e é vista como um ponto importante na vertente de internacionalização, com foco na colaboração desenvolvimento do Ensino Superior.

Data da última atualização: 2025-12-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.