A Universidade da Beira Interior (UBI) promove, no dia 11 de fevereiro, um conjunto de atividades que visa incentivar a participação plena no desenvolvimento científico e tecnológico, com especial enfoque no contributo feminino.
A data assinala o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência e a UBI pretende destacar o contributo das investigadoras, sensibilizando a comunidade académica e a sociedade civil para os desafios que enfrentam e promovendo a igualdade no acesso à formação e educação nas ciências, bem como à construção de uma carreira na investigação científica.
A celebração na UBI começa às 15h00 (Polo I - Hall do Bar Principal) e arranca com uma Sessão de Abertura que conta com as intervenções da Reitora da UBI e primeira mulher eleita para o cargo, Ana Paula Duarte, e da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro. Além dos cargos institucionais que desempenham, ambas são exemplo de mulheres com percursos de mérito reconhecido na investigação e no ensino.
A agenda do evento inclui a apresentação do projeto “STEM Interior@UBI – Rede Integrada para a Promoção das Raparigas e Mulheres em STEM e TIC no Interior”, inserido numa candidatura institucional que a UBI está a desenvolver ao Programa PESSOAS 2030. Pretende afirmar-se como uma rede colaborativa de base territorial que visa promover o acesso, a permanência e a progressão de raparigas e mulheres nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e TIC, com foco no Interior.
Segue-se a dinamização de instalações interativas Arte & Tecnologia, por Carlotta Premazzi, artista multimédia, designer e VJ, com prática focada na interseção entre arte, ciência e tecnologia, que desenvolve instalações interativas e imersivas e espetáculos multimédia, integrando media digitais, investigação em bioarte, experimentação com biomateriais e metodologias open-source, com especial destaque para experiências sensoriais e participação do público. Carlotta Premazzi incentiva a participação de jovens mulheres nas áreas STEM através de práticas criativas, pensamento crítico e experimentação com ferramentas digitais interativas, contribuindo para o desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos mais inclusivos, diversos e socialmente conscientes.
O programa prevê ainda a exibição do vídeo “Mulheres empreendedoras e cientistas da UBI – retratos e trajetórias”, onde podemos conhecer o percurso inspirador e impactante de algumas das cientistas da UBI e a importância do seu trabalho para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia a nível local, nacional e internacional.
O evento encerra pelas 18h00 com um momento de networking entre a artista e todos os participantes.