3. Equipa reitoral da UBI entra em funções

Equipa reitoral da UBI entra em funções

•   09 de junho de 2021

Tomada de posse decorreu no dia 8 de junho. A gestão da UBI está entregue a seis vice-reitores e dois pró-reitores. Mário Raposo é o Reitor.

Ficheiro com o nome: reitor_mraposo

A nova equipa reitoral da Universidade da Beira Interior (UBI), liderada por Mário Raposo, está oficialmente em funções, depois da cerimónia da tomada de posse que decorreu no dia 8 de junho. José Páscoa, Helena Alves, Paulo Serra, Amélia Augusto, Sílvia Socorro e Sílvio Mariano vão desempenhar os cargos de vice-reitores, enquanto Anabela Dinis e Pedro Inácio foram nomeados pró-reitores.

José Carlos Páscoa Marques (Departamento de Engenharia Eletromecânica) é o vice-reitor para Internacionalização e Interação com a Sociedade. Tem como áreas de ação a internacionalização, relação com a sociedade, território e atividades económicas; planeamento estratégico, projetos institucionais e coordenador do Gabinete de Internacionalização e Ubimedical.

Quanto a Helena Maria Baptista Alves (Departamento de Gestão e Economia) tem a Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, sendo responsável pelo ensino, assuntos académicos e inovação pedagógica; Gabinete de Estágios e Empreendedorismo, Alumni e Gabinete de Relações Públicas.

Joaquim Mateus Paulo Serra (Departamento de Comunicação, Filosofia e Política) é o responsável pela Vice-Reitoria para os Recursos Humanos, Concursos e Atos Académicos, que gere a área dos Concursos de docentes e atos académicos, recursos humanos, avaliações no âmbito do RAD e SIADAP, Sociedade e Cultura.

Amélia Maria Cavaca Augusto (Departamento de Sociologia), vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, tem a seu cargo o Gabinete de Qualidade, Sistema interno de garantia da qualidade, Avaliação Institucional e Acreditação (A3ES), responsabilidade social e os objetivos de desenvolvimento sustentável, Ação Social, Voluntariado.

Já Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro (Departamento de Ciências Médicas) gere a Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento que tem entregues a investigação científica, a inovação e o desenvolvimento.

Sílvio José Pinto Simões Mariano (Departamento de Engenharia Eletromecânica) é o vice-reitor para o Património, Infraestruturas e Sustentabilidade, coordenando as tarefas relacionadas com o património, edificado e infraestruturas, sustentabilidade e eficiência energética, Universidade Saudável e Serviços Técnicos.

Quanto aos Pró-Reitores, Anabela do Rosário Leitão Dinis (Departamento de Gestão e Economia) será responsável pela área Financeira e Pedro Ricardo Morais Inácio (Departamento de Informática) pela área da Universidade Digital.

Esta equipa será coordenada por Mário Lino Barata Raposo, o quinto Reitor da história da UBI. O Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia foi eleito para um mandato de quatro anos.

No discurso de tomada de posse, manifestou a intenção de “levar a UBI cada vez mais longe e fazê-la cada vez melhor”. Ter ensino de qualidade e investigação de excelência são alguns dos objetivos, bem como continuar o processo de internacionalização da academia, combater o abandono escolar e lutar por melhores infraestruturas.

Sobre o papel da UBI para a dinamização económica, destacou a importância da academia contribuir para a coesão e competitividade regional, através da cooperação com as entidades, instituições e empresas.

Data da última atualização: 2021-06-09