Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Cultura

Estudos de Cultura

2º Ciclo     Departamento de Comunicação e Artes

Plano de Estudos   Estudos de Cultura
Código DGES
6108
Área CNAEF 312 Sociologia e outros estudos
Publicação em Diário da República Despacho n.º 8337/2017 - DR 2.ª série, n.º 184, 22 setembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 07-03-2017
Registo DGES R/A-Cr 6/2017 de 20-03-2017
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se ao Curso conducente ao grau de mestre em Estudos de Cultura da UBI:
1. Os titulares do grau de licenciado em Ciências da Cultura ou áreas diretamente afins;
2. Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, sem vínculo específico às áreas científicas dominantes do Ciclo de Estudos;
3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional idóneo, que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos.

Vagas 20 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O novo Curso, em sintonia com os pressupostos que determinaram a criação na UBI, em 2013, do Curso de 1º Ciclo em Ciências da Cultura, assume como elemento distintivo e caracterizador da sua pretendida robustez científica e pedagógica a ligação à região que lhe serve de contexto e às suas instituições, culturais e outras, bem assim como uma sólida vocação profissionalizante, a par da indispensável atenção que será concedida, por inerência de sentido, aos alunos que optem pelo percurso científico. Nascida do firme compromisso com o empreendedorismo na área multidisciplinar da Cultura e dos Estudos de Cultura, que terá expressão na sua grelha curricular e onde será evidente a cooperação interinstitucional com seus parceiros, a nova formação fará seu o compromisso com a internacionalização, seja na captação de alunos estrangeiros, na mobilidade de docentes e alunos, seja ainda na visibilidade da investigação e dos projetos desenvolvidos ao abrigo de suas atividades de ensino-aprendizagem.
Competências O contexto multidisciplinar em que atuará o novo Mestrado, tecido no quadro de uma estreita colaboração interinstitucional, outorgará aos futuros diplomados: a capacidade de intervir em iniciativas culturais com elevada versatilidade conceptual e operacional; a de concitar novas dinâmicas em contexto endógeno e exógeno, pela sinalização de novas linhas de investigação e pela emergência de novas dinâmicas sociais e profissionais; a de dominar conceitos e práticas de empreendedorismo cultural, desenvolvendo a aptidão crítica para avaliar seus impactos e mensurar seus efeitos; a de conceber criativamente projetos sustentados teoricamente numa compreensão do lugar da cultura no contexto mais vasto das práticas artísticas, tendo como pano de fundo a diversidade de suas expressões; o domínio dos conceitos e práticas de política cultural, simultaneamente como objetos específico de investigação e modelo de atuação em domínios como as identidades, a economia criativa ou a difusão e produção culturais.
Saídas Profissionais O Curso de Mestrado em Estudos de Cultura da UBI oferece duas vias distintas à saída da sua formação de base multidisciplinar patrocinada pela frequência do seu percurso curricular, uma via eminentemente profissionalizante e a via clássica da investigação científica, sinalizando como suas áreas de especialização o Empreendedorismo Cultural, a Cultura e Expressões Artísticas e as Políticas Culturais.
Infraestruturas Número de equipamentos/descrição:
17 Salas de aula
15 Gabinetes de Docentes
2 Gabinetes de secretariado
Sala dos Conselhos
Sala do LabComIFP
1 Estúdio de Audiovisual
1 Estúdio de Cinema
1 Laboratório de Rádio
4 laboratórios de fotografia
3 Gabinetes de Pós-produção
1 Sala de redação
2 Anfiteatros
1 Área serviços técnicos
Laboratório de Línguas
Biblioteca Central: Piso 0 – Auditório
Biblioteca Central: Piso 1 –Sala de leitura formal
Biblioteca Central: Piso 2 –Sala de Seminários
Para além destas instalações da FAL, podem os estudantes contar com as instalações da FCSH, mormente salas de aula da FCSH, Biblioteca Central, Gabinete de Apoio Audiovisual ou o Gabinete de Apoio às Pós-Graduações e Eventos. Deve ainda referir-se que a este conjunto de instalações próprias da UBI, acresce o das entidades parceiras, no qual se realizará parte da formação dos alunos, nomeadamente no âmbito das UCs oficinais previstas no plano de estudos.

Departamento de Comunicação e Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Urbano Mestre Sidoncha

Comissões

Comissão Científica
Urbano Mestre Sidoncha
Catarina Isabel Grácio de Moura
Joaquim Mateus Paulo Serra
José Ricardo Pinto Carvalheiro
Luís Carlos da Costa Nogueira
Paula Pinto Elyzeu Mesquita
José Carlos Gaspar Venâncio
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2017-03-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.