Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Metodologia para Desenvolvimento e Avaliação de Produtos Mais Eficientes

Metodologia para Desenvolvimento e Avaliação de Produtos Mais Eficientes

Formação Contínua     Departamento de Artes

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Metodologia para Desenvolvimento e Avaliação de Produtos Mais Eficientes

Informação

Rótulo Texto
ECTS 10
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Capacitar os alunos na moderna metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços de sucesso, com base no conhecimento, medição e interpretação das reações fisiológicas provocadas pelas emoções humanas durante o processo de interação.

Os participantes aprenderão a desenvolver e avaliar produtos e serviços de forma mais eficiente, identificando as necessidades e desejos dos utilizadores através da criação de protótipos, avaliando a experiência do utilizador e colectando dados biométricos para entender as reações emocionais provocadas pela interação.

Programa Resumido:
• Emoções: O principal elemento da interação.
• Mapeamento das emoções.
• Conceitos de Flow, Fun, Engajamento e Imersão.
• Desenvolvimento de produtos digitais mais conectados.
• Metodologia para a criação de produtos mais conectados.
• Técnicas de avaliação emocional através de biosinais.
• Projeto prático
Competências do curso Os alunos serão capazes de explorar e medir as emoções e reações humanas durante o contacto com novos produtos e serviços:

1. Compreender os conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano (UCD) e como aplicá-los no desenvolvimento de produtos e serviços;

2. Saber montar um protocolo para abordar ao futuros utilizadores para entender suas necessidades e desejos;

3. Avaliar a experiência do usuário com o produto ou serviço desenvolvido ou em desenvolvimento, através da combinação de testes subjetivos (inqueritos) e testes objetivos (biofeedback);

4. Conhecer e aplicar técnicas modernas de medidas biométricas através de uma moderna plataforma para avaliação do comportamento emocional dos consumidores.
Saídas Profissionais Design Emocional é uma abordagem de design que se concentra na compreensão das emoções e dos sentimentos dos consumidores para criar produtos que atendam às suas necessidades e desejos emocionais. Profissionais com habilidades em design emocional podem encontrar uma variedade de oportunidades de emprego em várias indústrias, incluindo:
1. Design de produto: empresas de design e desenvolvimento de produtos podem contratar especialista em design emocional para ajudar na criar produtos que atendam às necessidades emocionais dos seus clientes.
2. Design de interação humano-computador: podem trabalhar no design de interfaces de utilizador de computador, aplicativos e dispositivos móveis, criando experiências emocionalmente satisfatórias e envolventes.
3. Pesquisa de mercado: empresas que procuram compreender as preferéncias e comportamentos emocionais dos consumidores podem contratar especialista em design emocional para ajudar a analisar dados e fornecer insights valiosos.
4. Engenharia automóvel: empresas de engenharia automóvel podem contratar especialista em kansei para ajudar a projetar carros que atendam às necessidades emocionais dos motoristas e passageiros.
5. Marketing e publicidade: especialista em design emocional podem trabalhar em equipas de marketing e publicidade, ajudando a criar campanhas que estejem ajustadas emocionalmente com os consumidores.
Infra-estruturas O curso dispõe aos alunos acesso aos seguinte hardware:
- Packs BioSense
- Eye Trackers
- Computadores
- Portáteis
- Tablets

O curso dispõe aos alunos acesso aos seguinte software:
- Plataforma BrainAnswer
3 Logotipos: PRR, RP, EU

Departamento de Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
275 242 024
1202

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Ernesto Vilar Filgueiras  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Ernesto Vilar Filgueiras
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2022-10-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.