Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Têxtil

Engenharia Têxtil

2º Ciclo     Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Plano de Estudos/Ramos   Engenharia Têxtil
Código DGES
9521
Área CNAEF 542 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 16478/2013 - DR 2.ª série, n.º 246, 19 dezembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1334/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

As condições de acesso são as estabelecidas para os restantes cursos de Mestrado da Universidade.
O acesso ao 2.º ciclo é feito por titulares de licenciatura ou equivalente. Neste caso serão considerados os candidatos que tenham completado no mínimo 180 créditos ECTS em licenciatura ou mestrado integrado em qualquer área do Têxtil, bem como outras condições de acesso que estejam previstas na lei.

Vagas 20 (2017)
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Com o Mestrado em Engenharia Têxtil visa-se a formação global e sistematizada, a nível superior, de profissionais com competências para contribuírem para a modernização e reestruturação das Indústrias Têxtil e do Vestuário. Os objectivos imediatos a alcançar com este curso são os seguintes: Serem capazes de: 1) desenvolverem trabalhos de investigação; 2) aplicar os conhecimentos na apresentação de soluções de engenharia em contexto multidisciplinar e em função dos materiais e tecnologias disponíveis. 3) realizar investigação ou estudos aplicados para desenvolverem conhecimento de suporte às soluções de projectos complexos e inovadores; 4) assumir as responsabilidades da Chefia Técnica em qualquer empresa da fileira ITV; 5) transmitir de uma forma clara as conclusões das investigações ou raciocínios sobre projectos; 6) manter uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma, nomeadamente para prosseguir estudos de doutoramento.
Competências Com o curso de Mestrado em Engenharia Têxtil pretende-se conferir elevadas competências ao nível da chefia e da concepção, completando a formação da Licenciatura em Engenharia Têxtil.
As exigências que se colocam às indústrias têxtil e de confecção modernas obrigam a complementar cada estes perfis profissionais com competências específicas nas áreas das ciências de engenharia: biotecnologia, mecânica dos sólidos, electrónica; e nas áreas da gestão: gestão de produto, logística e distribuição, materiais têxteis tecnológicos e não-convencionais e de alta tecnologia.
Saídas Profissionais Os potenciais empregadores destes profissionais serão as empresas Têxteis e de Confecção, seus fornecedores e grandes clientes, distribuição (linhas de hipermercados, cadeias de lojas de venda a retalho, etc.), quer na área técnica quer na área técnico-comercial.
Infraestruturas Sendo desde sempre política da Universidade da Beira Interior conferir grande importância à componente prática do ensino, natural é que também o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis possua excelentes laboratórios e oficinas muito bem equipados, que cobrem toda a fileira das tecnologias têxteis, desde a produção de fios, tecidos, malhas e vestuário e respectivo controlo de qualidade, passando pelo seu enobrecimento em tinturaria e acabamento, química-têxtil e biotecnologia, até às novas tecnologias de têxteis não convencionais e ainda de informação cobrindo toda a área com sistemas CAD especializados, para apoio às aulas práticas, ao desenvolvimento de projectos e à investigação.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 319 825
3012
275 319 723

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Nuno José Ramos Belino
Coordenador de Mobilidade
Nuno José Ramos Belino

Comissões

Comissão Científica
Nuno José Ramos Belino
Manuel José dos Santos Silva
José Mendes Lucas
Rui Alberto Lopes Miguel
Mahomed Hanif Ussmane
Luísa Rita Brites Sanches Salvado
Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia
Maria Madalena Rocha Pereira
Susana Maria Palavra Garrido Azevedo

Comissão de Coordenação Pedagógica
Coordenadores Ano
Delegados Ano

Comissão de Creditação
Nuno José Ramos Belino
Manuel José dos Santos Silva
José Mendes Lucas
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.