Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia

Biotecnologia

1º Ciclo     Departamento de Química

Plano de Estudos/Ramos   Biotecnologia
Código DGES
9016  
Área CNAEF 524 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 13881/2015 - DR 2.ª série, n.º 232, 26 novembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1299/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações Informação estatística

Concurso Nacional de Acesso  

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia;
07 Física e Química;
16 Matemática.

Vagas 45 (2017)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Candidatura: 100
Nota do Último Colocado 117,9
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais A Licenciatura em Biotecnologia tem como objetivo preparar profissionais com uma formação científica, técnica, humana e cultural adequada à sua inserção num mercado de trabalho diversificado. Esta licenciatura confere uma formação sólida e integrada em ciências básicas, assim como uma formação atualizada nos diversos domínios da Biotecnologia, de forma a permitir aos futuros Licenciados quer o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica, agroalimentar, farmacêutica, ambiental ou afins, quer possibilitar a frequência de um 2º ciclo de estudos para especialização e aprofundamento de conhecimentos em áreas científicas de ponta.
A licenciatura em Biotecnologia pretende ainda dotar os estudantes de autonomia, espírito crítico, capacidade de comunicação e criatividade que lhes permita conceber e desenvolver com sucesso qualquer projeto profissional ou de investigação científica e tecnológica na área da Biotecnologia e afins, a nível nacional ou internacional.
Competências O curso de Biotecnologia pretende conferir aos licenciados:
• Uma formação sólida e integrada em ciências básicas tais como a Bioquímica, Química, Biologia, Matemática e Física que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos e competências no âmbito das áreas disciplinares específicas da licenciatura;
• Competências práticas em Bioquímica, Química, Biologia, Microbiologia, Genética e Biotecnologia, no âmbito das disciplinas laboratoriais que frequentaram;
• Conhecimento teórico necessário para a compreensão dos fenómenos biológicos e capacidade de aplicar esse conhecimento, a nível laboratorial ou industrial, nas áreas alimentar, ambiental, biomédica, farmacêutica, ou áreas afins;
• Competências no planeamento teórico e prático de processos biotecnológicos, na sua optimização e gestão;
• Capacidade para implementar medidas de segurança e sistemas de qualidade para o trabalho na área alimentar e ambiental ou manipulação de microrganismos geneticamente modificados aplicados em processos biotecnológicos;
• Conhecimentos e competências para prossecução de estudos de segundo ciclo com um grau adequado de autonomia, nomeadamente em áreas de interface entre a Bioquímica e Biologia e as Ciências da Engenharia e Tecnologia;
• Conhecimento e competências genéricas, nomeadamente na prática laboratorial, trabalho em equipa, gestão da produção, marketing, comunicação científica na área de Biotecnologia, utilização de ferramentas informáticas, e trabalhar de acordo com princípios éticos, aplicáveis a todas as actividades profissionais.
Saídas Profissionais Os licenciados em Biotecnologia pela UBI poderão:
• Exercer funções em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas agroalimentar, farmacêutica, ambiental ou afins.
• Desenvolver atividades profissionais em áreas diversas do tecido industrial ou empresarial, bem como em serviços públicos, trabalhando na investigação e desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como na garantia da qualidade de produtos ou processos industriais.
• Desempenhar funções técnico-comerciais na área de vendas, marketing e consultadoria.
• Desenvolver atividades em Instituições de Ensino e de Investigação Científica e Desenvolvimento, Laboratórios de análise e controlo de qualidade ou integrar Polos tecnológicos em parceria com a Universidade.
• Prosseguir estudos ao nível do segundo ciclo (Mestrado) nas diversas áreas da Biotecnologia e em áreas afins, como sejam, Ciência e Tecnologia de alimentos, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Bioquímica ou Ciências exatas.
Infraestruturas Os laboratórios existentes nos diferentes departamentos garantem o desenvolvimento das aulas práticas laboratoriais, para que os alunos relacionem conceitos teóricos e práticos. Os laboratórios de investigação possuem o material e equipamento necessários que possibilitam o contacto dos estudantes com as equipas e trabalhos interdisciplinares, durante a realização do 1ºciclo de Biotecnologia. O Centro de óptica, centro de informática, salas de computadores e bibliotecas apresentam condições e equipamentos actualizados importantes na formação dos alunos. Dentro das instalações físicas podem ser ainda destacados os bares, cantinas, residências para estudantes, centro médico, e pavilhão gimnodesportivo de acesso livre aos estudantes.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do 1º Ciclo - Licenciatura em Biotecnologia

Departamento de Química

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 021
1452
275 319 730

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Sem Fotografia
Coordenador de Mobilidade
Maria José Alvelos Pacheco

Comissões

Comissão Científica
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Fernanda da Conceição Domingues
Isolina Maria da Silva Cabral Gonçalves
José Francisco da Silva Cascalheira
Fani Pereira de Sousa
João Pedro de Jesus Marto
César Augusto Teixeira Marques da Silva

Comissão de Coordenação Pedagógica
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Coordenadores Ano
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
João Pedro de Jesus Marto
Fernanda da Conceição Domingues
Isolina Maria da Silva Cabral Gonçalves
Delegados Ano
Luana Bevervanço (1º)
Joana Catarina Leitão Canilho (2º)
Diana Gomes (3º)

Comissão de Creditação
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Fernanda da Conceição Domingues
José Francisco da Silva Cascalheira
Maria José Alvelos Pacheco
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.