Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Relações Internacionais
  4. Espaço Lusófono

Espaço Lusófono

Código 13600
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Relações Internacionais
Tipo de ensino Presencial.
Estágios N/A.
Objectivos de Aprendizagem 1) Dotar os alunos de conhecimentos sobre o espaço de língua portuguesa, demonstrando-lhes a a importância da língua portuguesa em termos identitários, a potencialidade desse meio de comunicação e de elo identitário para a potencialidade dos negócios;

2) Dar a conhecer aos alunos a importância da língua portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como plataforma estratégica para o posicionamentos dos respetivos países na cena internacional.
Conteúdos programáticos 1. Introdução. Da história ao conceito. Descobrimentos, colonização, escravatura e colonialismo. O colonialismo português. Pós-colonialismo e pós-colonialidade. O luso-tropicalismo - conceito múltiplo e controverso.

2. Lusofonia, francofonia, hispanofonia (Comunidade Hispânica), francofonia e a Commonwealth. A CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)

3. Problemas geopolíticos do espaço lusófono: a pobreza, o subdesenvolvimento (1), questões ambientais e demográficas (2). Migrações e minorias étnicas (3).

4. Da lusofonia à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Dinâmicas económico-financeiras (4). Comércio externo. Investimento Estrangeiro Directo (5). Cooperação e ajuda ao desenvolvimento (6).

5. Regimes políticos e sistemas de governo (7). A prevenção e a resolução de conflitos no espaço lusófono (8).

6. Sistemas de ensino (9), políticas culturais e intercâmbios culturais (10).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Para a obtenção de frequência: um trabalho de investigação, individual, sobre um dos pontos 3 a 6 do programa.
1. Parte escrita: 90%.
2. Apresentação oral e discussão: 10%.
Bibliografia principal BONDOSO, António, 2013, Lusofonia e CPLP. Desafios na globalização, Viseu: Edições Esgotadas.

CHACON, 2002, O futuro político da lusofonia, Lisboa: Verbo.

LOBO, Marina Costa & OCTAVIO, Amorim Neto (Orgs.), 2009, O semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa, Lisboa: ICS.

MOREIRA, Adriano (Coord.), 2001, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Cooperação, Coimbra: Almedina.

PINTO, José Filipe Pinto, 2005, Do império colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: continuidades e descontinuidades, Lisboa: Instituto Diplomático.

RETO, Luís (Org.), 2012, O potencial económico da língua portuguesa, Lisboa: Texto Editores.

VENÂNCIO, José Carlos, 1996, Colonialismo, antropologia e lusofonias. Repensando a presença portuguesa nos trópicos, Lisboa: Vega.

VENÂNCIO, José Carlos, 2009 [2000], O fato africano. Elementos para uma Sociologia da África, Recife: Editora Massangana.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.