Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Farmácia Clínica

Farmácia Clínica

Código 13668
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 12
Carga Horária PL(37H)/T(38H)/TP(75H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem O aluno deverá ser capaz de: entender a evolução da farmácia clínica; identificar e notificar suspeitas de reações adversas a medicamentos e entender a necessidade da farmacovigilância; prever e detetar interações farmacológicas; entender as necessidades a considerar no tratamento de subpopulações especiais (gravidez, aleitamento, pediatria e geriatria); elaborar a história farmacoterapêutica e tomar decisões no seguimento farmacoterapêutico de doentes, promovendo a utilização racional dos medicamentos, e fazer o encaminhamento ao médico se justificável; selecionar medicamentos com base em critérios de eficácia, segurança e custo/efetividade; conhecer sistemas de qualidade e reconhecer a sua importância na minimização de erros de medicação e na implementação das boas práticas; reconhecer a importância da investigação clínica, com ênfase nos ensaios clínicos; conhecer diferentes tipos de avaliações farmacoeconómicas; adquirir competências na administração de vacinas e punção venosa.
Conteúdos programáticos Farmácia clínica: perspetiva histórica e evolução, surgimento do conceito de cuidados farmacêuticos. Farmacovigilância. Interações farmacológicas. Farmácia clínica em situações particulares: gravidez e aleitamento. Farmácia clínica em subpopulações especiais: pediatria. Farmácia clínica em populações especiais: geriatria. Monitorização farmacocinética na prática clínica. Seguimento farmacoterapêutico: método Dader. Ferramentas de suporte à revisão farmacoterapêutica em idosos: critérios de Beers, critérios STOPP/START e EU(7)-PIM list. Seleção de medicamentos e comissões hospitalares. Erros de medicação. Sistemas de qualidade e boas práticas em farmácia hospitalar. Ensaios clínicos. Farmacoeconomia. Administração de vacinas na prática farmacêutica e punção venosa.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A atividade pedagógica decorre essencialmente num sistema presencial tutorial, no qual o processo de aprendizagem é centrado no aluno. Esta metodologia estimula a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, desenvolvendo capacidades de raciocínio e de comunicação, e a discussão e integração dos conteúdos subjacentes aos objetivos de aprendizagem definidos em cada módulo pedagógico. As atividades de aprendizagem incluem também a discussão e resolução de casos clínicos em grupo, simulando casos reais da intervenção profissional.
Avaliação – Métodos e critérios:
1. Avaliação periódica (T, TP e PL)
2. Exame final
A aprovação requer a obtenção da classificação final de pelo menos 10 valores (arredondados) em 20 valores. Requer também o cumprimento das condições para concessão de frequência [assiduidade mínima: 80% (T), 80% (TP) e 100% (PL); classificação mínima no período de ensino-aprendizagem de 6 valores (arredondados) em 20; e presença em todas as provas de avaliação].
Bibliografia principal - R Walker, C Edwards (2003); Clinical Pharmacy and Therapeutics. 3rd Ed., Churchill Livingstone
- MA Koda-Kimble, LY Young, BK Alldredge, RL Corelli, BJ Guglielmo, WA Kradjan, BR Williams (2009); Applied Therapeutics: The Clinical Use of Drugs. 9th Ed., Lippincott Williams & Wilkins
- Stockley's Drug Interactions (2005); London: Pharmaceutical Press. Electronic
- Farmacia Hospitalaria – CDRom, 3ª Ed., Fundación Española de Farmacia Hospitalaria
- Hernández DS, Castro MMS, Dáder MJF (2009); Método Dáder – Manual de Seguimento Farmacoterapêutico, 3ª Edição
- Norma Portuguesa - Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos (ISO 9001:2015)
- Manual de Boas Práticas de Farmácia Hospitalar (2018), Processos de suporte, Ordem dos Farmacêuticos
- Padrões de Acreditação da Joint Commission International (JCI) para Hospitais (2021); 7ª Ed., JCI
- Formulário Hospitalar Nacional de Medicamentos (9ª Ed.)
- Prontuário Terapêutico
- Guidelines da Agência Europeia de Medicamentos
- Artigos científicos
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.