Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Logística

Logística

Código 14387
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que o estudante compreenda a importância da logística, quer numa perspetiva macroeconómica, quer a nível empresarial e que saiba identificar ferramentas de apoio à tomada de decisão num contexto logístico. Em particular, o estudante deve conhecer a realidade da logística nas organizações contemporâneas, assim como o seu contributo para a tendência crescente do comércio eletrónico. O estudante deve ainda conhecer a importância de uma adequada gestão da cadeia de abastecimento para o cumprir dos objetivos logísticos e o consequente fornecimento de um serviço criador de valor ao cliente e que seja simultaneamente rentável para a empresa. Finalmente, os estudantes devem ser capazes de reconhecer as problemáticas e opções logísticas no contexto da gestão dos sistemas de informação, do transporte e da armazenagem. Em termos de competências específicas, os alunos devem compreender a importância da logística para o desenvolvimento do país e das empresa
Conteúdos programáticos 1. Introdução ao conceito de logística
2. Integração das funções, atividades e operações
3. A gestão da cadeia de abastecimento
4. A gestão de transportes
5. Gestão de armazém, manipulação de mercadorias e gestão de stocks
6. Sistemas de informação na gestão da cadeia de abastecimento
7. Impacto da logística na rendibilidade empresarial

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As sessões TP tendem a ser aulas expositivas sobre os diferentes pontos do programa, com privilégio para a exposição formal de conteúdos teóricos e práticos. Com esta didática prende-se, entre outros fatores, com a procura de eficácia e eficiência na transmissão e aquisição de saberes, na reflexão crítica e na criação de condições para a discussão, partilha e aplicação de conceitos e ideias.
A UC Logística funcionará em regime teórico-prático. No início serão abordados os conteúdos programáticos e apresentados vários exemplos práticos; na parte final, os alunos elaborarão um Estudo de Caso que será apresentado em sala de aula.
Critérios de Avaliação
O regime de avaliação contínua contempla duas componentes de avaliação:
i) Estudo de Caso (trabalho de grupo com 3 a 4 elementos)
Apresentações a 17 de dezembro e a 6 e 7 de janeiro. Entrega até 7 de janeiro 2021 [40%]
ii) Teste escrito (2ª semana de janeiro – será marcado pelo diretor de curso) [60%]
Bibliografia principal Carvalho, J. C. (2004). A Lógica da Logística. Sílabo. Lisboa.
Carvalho, J. C. (2004). Logística. Sílabo. Lisboa
Carvalho, J. C. (Coord) (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Sílabo. Lisboa.
Dias, J. C. Q. (2005). Logística Global e Macro Logística. Sílabo. Lisboa.
Martin, C. (2005). Logistics and Supply Chain Management: creating value-adding networks. Pearson Education Limited. Harlow.
Moura, B. (2006). Logística: Conceitos e Tendências. Centro Atlântico. Famalicão.
Murphy, P.; Knemeyer, M. (2018). Contemporary Logistics, Global Edition. (12th edition), Pearson Education Limited, Harlow
Língua Português
Data da última atualização: 2023-12-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.