3. Bolsa de Investigação para Mestre | Psicologia/Psicologia Clínica e da Saúde / Research Fellowship | Psychology/Clinical and Health Psychology

Projeto “Occupational Health, Psychosocial Risks and Prevention Factors in LGBTQIA+ Populations in Portugal”

De 03 a 18 de janeiro de 2024

Bolsas - UBI

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para MESTRE, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado “Occupational Health, Psychosocial Risks and Prevention Factors in LGBTQIA+ Populations in Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT, a decorrer no Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. A call is open for the allocation of 1 (one) research fellowship, within the Research Project entitled “Occupational Health, Psychosocial Risks and Prevention Factors in LGBTQIA+ Populations in Portugal”, funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, taking place at the Department of Psychology and Education of the Faculty of Social and Human Sciences.

Área Científica Research Field
Psicologia/Psicologia Clínica e da Saúde Psychology/Clinical and Health Psychology

Objetivo da atividade Objectives
– Avaliar os níveis de saúde ocupacional e experiências discriminatórias, riscos psicossociais específicos e fatores preventivos entre trabalhadores LGBTQIA+ em Portugal. Mais especificamente, esta atividade visa comparar os níveis de saúde ocupacional entre grupos mais vulneráveis dentro da população de trabalhadores LGBTQIA+, tais como trabalhadores LGBTQIA+ mais jovens e mais velhos, trabalhadores LGBTQIA+ imigrantes e trabalhadores LGBTQIA+ de minorias étnicas e/ou raciais. No final, conseguiremos criar um manual de boas práticas nesta área, contribuindo para a implementação de programas de formação ajustados às empresas e decisores políticos em Portugal que trabalham com populações vulneráveis. To assess levels of occupational health and discriminatory experiences, specific psychosocial risks, and preventive factors among LGBTQIA+ workers in Portugal. More specifically, this activity aims to compare levels of occupational health between more vulnerable groups within the LGBTQIA+ workers population, such as such younger and older LGBTQIA+ workers, immigrant LGBTQIA+ workers, and ethnic and/or racial minority LGBTQIA+ workers. In the end, we will be able to create a best practices manual in this field, contributing to the implementation of tailored training programs in companies and policymakers in Portugal that work with vulnerable populations.

Requisitos de admissão e contratação Requirements for admission and hiring
- Ser titular do grau académico de Mestre na área científica da Psicologia, preferencialmente na área da Psicologia Clínica e da Saúde e reúna condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente do grau de Doutor.
- Ser proficiente em língua portuguesa e em língua inglesa, falada e escrita.
- Possuir competências avançadas de metodologia de investigação, quer quantitativa, quer qualitativa, de análise e tratamento estatístico de dados, e de escrita científica.
Esta bolsa de investigação é elegível para o Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, caso o/a candidato/a selecionado/a o queira solicitar.
A prova de inscrição no 3º Ciclo de Estudos deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
- Hold a Master's degree in the scientific area of Psychology, preferably in the area of Clinical and Health Psychology and meet the conditions to be enrolled in a cycle of studies leading to the PhD degree
- Be proficient in Portuguese and English, spoken and written.
- Possess advanced skills in research methodology, both quantitative and qualitative, statistical data analysis and processing, and scientific writing.
This research grant is eligible for the Professional Internship of the Order of Portuguese Psychologists if the selected candidate wishes to request it.
The proof of the registration in the PhD degree is required for the fellowship contractualization.

Edital Announcement

Data da última atualização: 2024-01-03