3. Bolsas de Integração na Investigação - Unidade de Materiais Têxteis e Papeleiros

Área científica específica: Química da Madeira
Candidaturas até 5 de Setembro.

De 15 de julho a 05 de setembro de 2008

Anúncio

Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Materiais Têxteis e Papeleiros da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inseridas no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

Referência: BII-5/UMTP/UBI/2008
área científica genérica: Química
área científica específica: Química da Madeira

1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 1 de Outubro de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008

2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior.

Os trabalhos decorrerão sob a orientação de investigadores desta Unidade de Investigação, e no âmbito de um tema a decorrer relacionado com a extracção e caracterização de compostos fenólicos dos resíduos florestais e dos licores de cozimento kraft e sulfito.

O bolseiro terá que elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.

3. Orientação Científica: A orientação científica dos bolseiros ficará a cargo das seguintes investigadoras envolvidas na caracterização de resíduos florestais:
- Doutora Ana Paula Coelho Duarte, Professora Associada com Agregação
- Doutora Maria Emília da Costa Cabral Amaral, Professora Auxiliar

4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) ou equivalente, na área da Química, Engenharia Química, Química Industrial, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas ou em áreas afins, em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (€ 140,00 por mês).

6. Documentos de Candidatura e Selecção: Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação: Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura, sendo dado preferência a alunos com o 2º ano completo em dois anos; Classificação média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação, nomeadamente na área de Química Orgânica; Carta de intenção (uma página); e motivação e disponibilidade demonstrada através de uma entrevista.

As candidaturas serão avaliadas por um júri formado pelas duas investigadoras responsáveis e pela Doutora Fernanda da Conceição Domingues, Professora Auxiliar. A avaliação decorrerá no dia 12 de Setembro de 2008.

Os candidatos deverão enviar documentação que ateste e suporte a informação que servirá de base para a sua avaliação, tendo em conta os critérios acima descritos. A documentação deverá ser enviada por correio electrónico para apduarte@ubi.pt, indicando no assunto a referência BII-5/UMTP/UBI/2008.

7. Data de início e de conclusão do prazo do Concur

Data da última atualização: 2008-07-15
  • Parceiro: Associação das Universidades de Língua Portuguesa
  • Parceiro: Biblioteca ONline do Conhecimento