3. UBI participa no projeto europeu RESTLESS

UBI participa no projeto europeu RESTLESS

•   30 de abril de 2024

O projeto dirige-se aos estudantes universitários de medicina e outras ciências da saúde, ciências naturais, engenharia, ciências empresariais e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Ficheiro com o nome: restless

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no Projeto RESTLESS – empoweRing univErsity Students Through heaLth EntrepreneurShip trainingS, enquadrado no programa Erasmus+ KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education e cofinanciado pela União Europeia em cerca de 250.000 euros. A reunião de arranque dos trabalhos decorreu nos dias 16 e 17 de abril, no spinPLACE, um espaço que serve de centro de negócios e coworking, na Universidade de Silesia, em Katowice, Polónia, que lidera o consórcio.

O RESTLESS visa treinar e empoderar os estudantes universitários de medicina e outras ciências da saúde, ciências naturais, engenharia, ciências empresariais e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) com competências empreendedoras, digitais e green skills, e promover a integração da educação para o empreendedorismo nestas áreas de estudo, promovendo uma cultura de inovação no mercado da saúde que possa beneficiar toda a sociedade. Pretende-se assim desenvolver um programa de formação, cultivando estas competências, e aumentando a compreensão dos estudantes em áreas chave relacionadas com a Saúde. Os estudantes universitários e graduados, especializados nas áreas mencionadas anteriormente, terão a oportunidade de se juntar a bootcamps e defender as suas ideias inovadoras numa conferência final no Chipre.

O projeto conta com a colaboração de cinco parceiros, reunindo três instituições de Ensino Superior (Universidade de Silésia, Universidade Cologne-Hospital e Universidade da Beira Interior), um parque tecnológico (JOIST Innovation Park) e uma empresa (GrantXpert), respetivamente dos seguintes países europeus: Polónia, Alemanha, Portugal, Grécia e Chipre. A equipa portuguesa conta com a participação dos investigadores Arminda do Paço e Ricardo Gouveia Rodrigues (Departamento de Gestão e Economia e NECE) e Ana Rodrigues Gouveia (Departamento de Ciências Médicas e NECE).

Data da última atualização: 2024-04-30