3. Quatro Bolsas de Integração na Investigação - Centro de Matemática

Quatro Bolsas de Integração na Investigação - Centro de Matemática

Área científica genérica: Matemática, Áreas científicas específicas: Sistemas Dinâmicos; Análise e Geometria. Candidaturas até 18 de Outubro.

18 de outubro de 2008

Bolsa 1

Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, o Centro de Matemática da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inseridas no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

Referência: BII- 1/CM/UBI/2008
área científica genérica: Matemática
áreas científicas específicas: Sistemas Dinâmicos

1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 1 de Novembro de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008.

2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior. Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador deste Centro de Investigação, no âmbito do seguinte tema: Dicotomias exponenciais não uniformes: Pretende-se estudar exemplos de famílias de dicotomias exponenciais não uniformes bem como de perturbações das referidas famílias. O bolseiro terá de elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa.

3. Orientação Científica: A orientação científica dos bolseiros ficará a cargo do Doutor César Augusto Teixeira Marques da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Matemática.

4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) ou equivalente, na área da Matemática em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação, no país, atribuídas pela FCT (€ 140,00 por mês).

6. Documentos de Candidatura e Selecção: Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação: classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura; classificação média nas disciplinas as áreas de Análise e álgebra; carta de intenção (uma página); motivação e disponibilidade demonstrada através de uma entrevista. As candidaturas serão avaliadas por um júri formado por três investigadores (António Jorge Gomes Bento – Professor Auxiliar, César Augusto Teixeira Marques da Silva – Professor Auxiliar e Rui Miguel Nobre Martins Pacheco – Professor Auxiliar). A avaliação decorrerá no dia 24 de Outubro de 2008. Os candidatos deverão enviar documentação que ateste e suporte a informação que servirá de base para a sua avaliação, tendo em conta os critérios acima descritos. A documentação deverá ser enviada por correio electrónico para csilva@mat.ubi.pt ou por correio para:

César Silva
Departamento de Matemática,
Universidade da Beira Interior
Rua Marquês d’ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
Portugal

Deve ser indicado no assunto a referência BII- 1/CM/UBI/2008.

7. Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: entre 6 de Outubro e 18 de Outubro de 2008.

Informações adicionais podem ser obtidas consultando a página do Centro de Matemática da UBI (

Data da última atualização: 2008-10-18