3. Manuel Fiolhais na abertura da Academia Júnior de Ciências

Manuel Fiolhais na abertura da Academia Júnior de Ciências

Docente da Universidade de Coimbra vai “Dos eletrões às Galáxias, passando pelo Homem”.

26 de outubro de 2018

A 5.ª Edição da “Academia Júnior de Ciências” arranca esta sexta-feira, dia 26 de outubro, fazendo parte do programa uma conferência com o Professor da Universidade de Coimbra, Manuel Fiolhais. Tem como título “Dos eletrões às Galáxias, passando pelo Homem” e acontece às 16h00, no Anfiteatro 6.1.

A sessão é aberta a todos os alunos e professores interessados.

Resumo: Descreve-se a estrutura da matéria desde as escalas dos seus constituintes elementares até às escalas cósmicas, passando pela escala do Homem. Relacionam-se as descobertas científicas descritas na palestra com os avanços tecnológicos materializados nos objetos de uso comum que facilitam a nossa vida e a tornam confortável. A título de exemplo, referem-se as descobertas dos principais cientistas da área da física, entre eles, naturalmente, Albert Einstein, e as tecnologias a que essas descobertas deram origem: as modernas redes de comunicação, o GPS, os dispositivos hospitalares para diagnóstico e tratamento, os supercomputadores, etc. Procura-se, desta forma, mostrar a importância da ciência e motivar os alunos para o estudo de disciplinas científicas, em geral, e da física, em particular.

Data da última atualização: 2018-10-16