3. Filme da UBI premiado no Lisbon International Film Festival

Filme da UBI premiado no Lisbon International Film Festival

2017-10-03       UBI     Faculdade de Artes e Letras

Francisco Morais e Miguel Pinto ganharam a categoria “Best Portuguese Cinema Now” com “Esta noite que nos chama”, produzido numa unidade curricular do 2.º ano da Licenciatura em Cinema.

Dois realizadores diplomados em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) receberam um dos prémios do Lisbon International Film Festival com um filme que produziram enquanto estudantes. Francisco Morais e Miguel Pinto venceram a categoria Best Portuguese Cinema Now, com a curta-metragem “Esta noite que nos chama”.

O trabalho foi realizado em 2015, em contexto académico, durante o 2.º ano da licenciatura, na Unidade Curricular (Projecto 1), que desafia os estudantes a fazer uma curta-metragem. Além dos dois realizadores, a equipa de rodagem de nove elementos integrou outros estudantes da UBI, em diferentes funções exigidas na produção cinematográfica: Inês Mingote (Produção), Carlos Pereira (Assistente de realização), Pedro Sebastião (Direção de Fotografia) e João Araújo (Direção de Som), Maria Nunes (Assistente de Fotografia) e dois dos três atores principais: Nélson Leão e Pedro Bernardino.

A curta-metragem protagonizada por José Ceitil, Nélson Leão (também licenciado em Cinema na UBI) e Pedro Bernardino (mestre em Cinema na UBI), acompanha a história de um vendedor de lãs e dois jovens que entram na sua loja para a assaltar. Mais tarde é revelado que a escolha da loja não foi aleatória e um dos jovens confronta o vendedor acerca de eventos passados. “Essencialmente, trata-se de uma história de vingança, na qual o espectador se pode sentir dividido entre os personagens”, explicam os dois realizadores.

Francisco Morais e Miguel Pinto concluíram a Licenciatura em Cinema na UBI em 2016 e preparam-se para levar ao circuito dos festivais mais dois filmes: aquele que foi o projeto final de licenciatura e uma curta-metragem extracurricular).

Já fizeram ainda trabalhos e colaborações de freelancing (videoclips, eventos e publicidade), encontrando-se atualmente a estudar na Arts University Bournemouth (MA in Film Production - Directing).

“Esta noite que nos chama” teaser
“Esta noite que nos chama” no Facebook
Lisbon International Film Festival

Data da última atualização: 2017-10-03