3. Gabriel Magalhães premiado em Espanha pelo trabalho cultural

Gabriel Magalhães premiado em Espanha pelo trabalho cultural

•   08 de junho de 2018

Docente da UBI recebeu a categoria Diálogo Fé e Cultura da primeira edição do Prémio Memorial Bispo Carrera, promovido na Catalunha.

Ficheiro com o nome: gabriel_magalhaes

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Gabriel Magalhães, foi galardoado em Espanha com a categoria Diálogo Fé e Cultura do Prémio Memorial Bispo Carrera. Trata-se da primeira edição do galardão que homenageia o Bispo Joan Carrera, figura ilustre da Catalunha, que se destacou pelo seu compromisso com os pobres e pela promoção da paz, da concórdia e do diálogo.

O júri, formado por oito figuras relevantes, decidiu premiar o docente da Faculdade de Artes e Letras pela intervenção na área cultural em Espanha, nomeadamente na imprensa e literatura.

“O prémio explica-se, em boa medida, pelos artigos mensais no jornal ‘La Vanguardia’, que é o mais importante da Catalunha e uma das referências em Espanha”, explica Gabriel Magalhães. “Também pesaram duas traduções para o catalão de livros meus de tema espiritual: ‘Espelho meu’, que foi traduzido como ‘Mirall de vida’, aparecido lá em 2015, e um ensaio que até surgiu publicado primeiro em língua catalã com o título ‘Ser a casa’ (o título português é ‘Uma Casa de Alegria’). Este trabalho, que será publicado em Portugal pelas Paulinas, saiu em Barcelona no passado mês de maio”, acrescenta.

“Um prémio é, basicamente, mais um trabalho que se tem”, avalia o docente da UBI, porque implica “uma responsabilidade naquilo que se faz, quer na hora de o receber, quer posteriormente: uma responsabilidade, mais do que uma autoridade”.

Ao longo do seu percurso pessoal e académico, Gabriel Magalhães criou uma ligação a Espanha “realmente forte”, que começa na infância, com muitos anos passados sobretudo no País Basco, mas também na Galiza. “Aprendi a falar castelhano sem dar por ela, como acontece na nossa meninice”, recorda. Anos depois esteve na Universidade de Salamanca, onde fez o doutoramento, surgindo depois a relação “intensa e estimulante” com a Catalunha, “um verdadeiro privilégio que permitiu conhecer outra parte essencial da grande casa ibérica”, reconhece.

A competência científica no campo cultural, combinada com o conhecimento da realidade ibérica de Gabriel Magalhães são algumas das mais-valias de quatro cursos da UBI, nos quais é responsável por unidades curriculares: os 1.º Ciclos/Licenciaturas em “Ciências da Cultura” e “Estudos Portugueses e Espanhóis” e os 2º Ciclos/Mestrados em “Estudos de Cultura” e “Estudos Lusófonos”.

Foto: Església de Barcelona

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo