3. Conselho Geral da UBI abre processo de eleição do novo Reitor

Conselho Geral da UBI abre processo de eleição do novo Reitor

•   18 de março de 2021

As candidaturas podem ser entregues entre os dias 19 de fevereiro e 22 de março. A eleição, pelo Conselho Geral, decorrerá no prazo que vai de 14 de abril ao dia 26 do mesmo mês.

Ficheiro com o nome: reitoria

A Universidade da Beira Interior (UBI) deu início ao processo que culminará na eleição do Reitor da academia para o período de 2021 a 2025. As candidaturas devem ser dirigidas, em português, ao Presidente do Conselho Geral (CG-UBI), Hugo Carvalho, entre os dias 19 de fevereiro e 22 de março.

De acordo com o calendário definido na reunião do CG-UBI de 12 de fevereiro, os candidatos aceites participam em audiências públicas agendadas para 14 de abril. A eleição é da responsabilidade do CG-UBI e terá lugar numa data entre 14 e 26 de abril.

Podem candidatar-se ao cargo professores e investigadores da UBI ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras de ensino universitário ou de investigação, em exercício efetivo de funções.

O Reitor, órgão superior de governo e de representação institucional externa da Universidade, exerce as suas funções em regime de dedicação exclusiva num mandato com a duração de quatro anos.

De acordo com o Edital do CG-UBI, o Reitor “deve ser uma individualidade académica de reconhecido mérito e experiência profissional relevante, dotada de uma visão estratégica adequada à prossecução de uma política de valorização da UBI, capaz de promover valores humanísticos e científicos num ambiente de colegialidade e de inclusão da diversidade de todos os seus membros”.

As funções do Reitor, segundo o atual modelo de governação da Universidade, bem como as condições de elegibilidade e o regulamento que rege a sua eleição pelo Conselho Geral estão disponíveis para consulta na Área Reservada da UBI e na página dedicada à Eleição do Reitor 2021.

Data da última atualização: 2021-03-18