3. UBI assinala o Dia Internacional Contra a Corrupção com lançamento do plano de formação

•   05 de dezembro de 2023

O Dia Internacional contra a Corrupção acontece anualmente a 9 de dezembro.

Ficheiro com o nome: Logo combate corrupcao

A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala o Dia Internacional contra a Corrupção, que acontece anualmente a 9 de dezembro, com o lançamento do Plano de Formação dedicado a este problema transversal a todos os setores da sociedade. A iniciativa reforça o compromisso da UBI em promover a integridade, transparência e ética em todos os níveis.

O Dia Internacional Contra a Corrupção, proclamado através da Resolução 58/4, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de dia 31 de outubro de 2003, procura realçar a importância da ligação entre a luta contra a corrupção e a paz, a segurança e o desenvolvimento. No seu cerne está a noção de que combater este crime é um direito e responsabilidade de todos, e que só através da cooperação e do envolvimento de cada pessoa e de cada instituição se pode superar o impacto negativo deste crime.

A Universidade da Beira Interior, em cumprimento da legislação e indo ao encontro dos propósitos deste dia internacional, tem vindo a desenvolver estratégias para prevenir situações deste âmbito no meio académico e continuará os esforços de divulgação do Código de Conduta da UBI, do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas da UBI e do Canal de Denúncias da UBI.

Já no próximo ano, a partir de janeiro, a UBI dará mais um passo no sentido de cumprir os propósitos do Dia Internacional Contra a Corrupção, através da implementação do Plano de Formação no Domínio da Prevenção de Risco de Corrupção e Infrações Conexas. O objetivo é intensificar ações tendentes a informar, consciencializar e formar a comunidade UBIANA neste domínio.  As formações abrangem públicos diferenciados, incluindo equipas ligadas ao tratamento de denúncias, dirigentes e todos os trabalhadores da academia.  Estão previstos o “Curso Prático de Tratamento de Denúncias – Fatores críticos de sucesso na investigação de uma denúncia”; “Introdução ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção”; “Código de Conduta e Cultura Organizacional de Integridade”; e “Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPRC) da UBI”. O programa é ainda provisório e as informações mais detalhadas serão fornecidas antes de cada curso, aos seus destinatários.

A UBI também se associa à campanha da United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), no Dia Internacional contra a Corrupção, que este ano comemora o vigésimo aniversário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC/CNUCC), convidando toda a comunidade a visualizar as campanhas “UNCAC: Há 20 anos unindo o mundo contra a corrupção” e “Empowering youth through education”.

Vídeo: Empowering youth through education – Uniting the World Against Corruption Empowering youth through education – International Anti-Corruption Day

Data da última atualização: 2023-12-05