3. UBI organiza feira para divulgar voluntariado

UBI organiza feira para divulgar voluntariado

•   07 de dezembro de 2023

O certame contou com a presença de entidades da Covilhã e destinou-se incentivar a adesão de voluntários.

Ficheiro com o nome: voluntariado

A Universidade da Beira Interior (UBI) dedicou um dia à promoção do voluntariado, através da organização de uma feira que reuniu diversas entidades e um programa diversificado de atividades. O evento serviu também para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado.

A iniciativa pretendeu sensibilizar a comunidade académica para esta prática, que tem sido uma aposta estratégica da área da Responsabilidade Social. Além de workshops, os participantes do evento, que teve lugar a 5 de dezembro, tiveram oportunidade de conhecer entidades promotoras e as ações que as mesmas desenvolvem.

A Feira de Voluntariado foi, assim, uma oportunidade para estabelecer ligações com quem está no terreno, permitindo aos diversos participantes – dos mais variados sectores sociais – conhecer as oportunidades de apoiar a comunidade académica e da região, desenvolvendo novas competências.

Organizado pela Vice-Reitoria para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social da UBI, em parceria com a Happy Wish, o certame contou com a presença do MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI, Associação Humanitária Beira Aproxima, Banco de Voluntariado da Câmara Municipal da Covilhã, Banco Alimentar, Coolabora e Instinto.

O evento foi mais um contributo da UBI para o incentivo à prática do voluntariado por parte da sua comunidade. Ao longo dos últimos anos, a academia tem criado instrumentos para que o voluntariado seja exercido dentro e fora de portas, enquanto desenvolveu formas de aproximação entre os interessados e as instituições, como é o caso da página “Voluntariado” e da criação do Guia do Voluntariado, entre outras.

Concebeu ainda benefícios curriculares para os voluntários, que podem ver reconhecida a sua atividade de voluntariado no Suplemento ao Diploma, a qual pode envolver questões sociais, mas também a colaboração em iniciativas de promoção da UBI, como a integração de novos estudantes ou serem mentores nas universidades de Inverno, Verão e Academia Júnior STEAM.

Todo este trabalho valeu à UBI, em 2022, o Selo de Qualidade Academia Voluntária, atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Data da última atualização: 2023-12-07