3. UBI no grupo de reflexão sobre Universidades Europeias

UBI no grupo de reflexão sobre Universidades Europeias

•   05 de março de 2024

O terceiro encontro decorreu no IPCA e teve a participação de elementos da UBI e da UNITA, aliança que tem a UBI entre as instituições fundadoras.

Ficheiro com o nome: aliancas_europeias

A Universidade da Beira Interior (UBI) voltou a dar o seu contributo para a discussão em torno do projeto “Universidades Europeias”, que mobiliza atualmente dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) do continente. A academia esteve presente na terceira reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias que decorreu no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no dia 28 de fevereiro.

O encontro contou com Ana Gascón Marcén, coordenadora da tarefa “Testing the EEIG for Academic Cooperation: The Legal Tools” no âmbito do projeto EGAI – UNITA, que estuda os passos legislativos para poderem ser criadas Universidades Europeias a partir da congregação de várias. A UNITA – Universitas Montium é precisamente a Aliança que tem a UBI como uma das fundadoras.

Participaram neste encontro 37 representantes de universidades e politécnicos e a diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão. Da parte da UBI, estiveram presentes José Páscoa (Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade), Célia Nunes (Pró-Reitora para a Cooperação Internacional) e Francisco do Adro (Coordenador do Gabinete UNITA na UBI).

Sob o mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, o encontro teve como principal ponto de agenda a definição da missão do Fórum das IES portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades, bem como os processos e procedimentos referentes à criação da Entidade Legal.

O Fórum de IES foi criado para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, funcionando também como o local para compartilhar boas práticas e possibilitar uma resposta em rede aos diversos desafios institucionais.

Recorde-se que a iniciativa destas reuniões presenciais partiu da UBI, anfitriã do primeiro encontro, em junho de 2023. Nesta altura a coordenação do Fórum está sob a responsabilidade tripartida da UBI, do IPCA e da Universidade do Minho.

Data da última atualização: 2024-03-05