3. UBI estreita laços com países ibero-americanos

UBI estreita laços com países ibero-americanos

•   12 de abril de 2024

O I Encontro de Embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caraíbas (GRULAC) serviu para dar a conhecer a Universidade aos representantes de diversos países.

Ficheiro com o nome: Embaixadores America Latina_1

A Universidade da Beira Interior (UBI) aprofundou a aproximação aos países ibero-americanos, no I Encontro de Embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caraíbas (GRULAC). Diplomatas do Panamá, El Salvador), Venezuela, Brasil, Colômbia, República Dominicana e Equador estiveram representados no evento que serviu para dar a conhecer academia e a cidade da Covilhã.

“O dia de hoje constituiu um marco no percurso de internacionalização desta instituição com os países da América Latina, o qual permitirá desenvolver sinergias no sentido de uma maior cooperação entre instituições, com a garantia, pela nossa parte de que envidaremos todos os esf0çros para contribuir para a melhoria contínua da qualidade no acolhimento aos estudantes internacionais e, em particular, aos estudantes ibero-americanos, de modo a disponibilizar-lhes uma experiência de ensino de elevada qualidade”. Foi desta forma que o Reitor da UBI, Mário Raposo, sintetizou o Encontro que teve lugar a 11 de abril.

Fez parte da agenda a receção na Reitoria, durante a manhã, e a Mesa-redonda “Oficina Universitária: Embaixadas Latino-Americanas em Portugal: Conhecendo Recursos e Apoios”, da parte da tarde.

Dois momentos diferentes, que convergiram na ideia de que a UBI é uma instituição com todas as condições para ser escolha dos estudantes da América Latina. Os participantes ouviram nas palavras do Reitor como a UBI tem evoluído desde a sua fundação e o que faz atualmente no campo do ensino e investigação, que se traduz no sucesso dos muitos dos seus alunos, envolvidos na criação de empresas de sucesso ou projetos relevantes.

“A UBI faz ensino, faz investigação e produz conhecimento. E por isso, senhores embaixadores, tenham uma ideia que os alunos dos vossos países que vêm para a nossa Universidade aprendem coisas importantes, ao nível daquilo que se faz de melhor no mundo, nas áreas em que nós trabalhamos”, disse Mário Raposo, durante o primeiro momento do Encontro, onde esteve também Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã.

O Encontro, que resultou de uma organização conjunta da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, da Pró-Reitoria para a Cooperação Internacional e do Núcleo de Estudantes de Latino-América (NELA) da UBI, foi ainda uma oportunidade para debater temas abrangentes da ligação Portugal – América Latina.

A Mesa Redonda, Moderada por Célia Nunes, Pró-reitora para a Cooperação Internacional, em que participou José Páscoa, Vice-Reitor para as Áreas da Internacionalização e Interação com a Sociedade, permitiu que todos os embaixadores interviessem sobre áreas tão diversas como a concessão de vistos ou até turismo e tivessem oportunidade de contactar com alunos da UBI, provenientes da América do Sul e Central.

Data da última atualização: 2024-04-12