Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. Gabinete da Qualidade
  5. Avaliação de Ciclos de Estudos

Avaliação de Ciclos de Estudos

A Avaliação/Acreditação de Ciclos de Estudos (CE) é o procedimento pelo qual um organismo, competente para a avaliação e acreditação do ensino superior, verifica e reconhece, formalmente, que um determinado CE, conducente à atribuição de um grau académico (licenciado, mestre, doutor), satisfaz os requisitos exigidos para a sua criação e o seu funcionamento.

Em 2009, iniciou-se a primeira fase de avaliação e acreditação de cursos, conduzida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), organismo instituído pelo Estado, com a missão de garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de Ensino Superior, em sede de um processo denominado Avaliação Institucional (AINST) – e dos seus ciclos de estudos. Esta primeira fase resultou na acreditação preliminar de todos os ciclos de estudos em funcionamento na UBI. Também a partir desta data, passaram a ser submetidos a avaliação da A3ES os Pedidos de Acreditação Prévia de Novos Ciclos de Estudos (PAPNCE). 

Após a fase de Acreditação Preliminar, tem decorrido o processo de Avaliação/Acreditação de todos os Ciclos de Estudos em Funcionamento (ACEF) e, em 2015/16, instituiu-se um novo procedimento – Processo Especial de Renovação de Acreditação (PERA) – para assegurar a prorrogação da acreditação e o alinhamento dos CE com a área de formação em que se inserem, no âmbito dos ciclos normais de avaliação/acreditação.


Relatórios Anuais de Acreditação


Resultados

Os resultados dos processos de avaliação e acreditação – inclusive dos CE com avaliação condicional e, por conseguinte, com obrigatoriedade de apresentação de um Relatório de Follow-Up – podem ser consultados nas páginas on-line da A3ES e/ou da UBI, na informação específica de cada ciclo de estudos e no separador sobre cada tipologia de processo de avaliação (PAPNCE, ACEF, PERA e Follow-up).

 

 

 

Data da última atualização: 19-06-2020
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.