Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para MESTRE, estudante de doutoramento ou mestre inscrito em curso não conferente de grau (BI), Referência: UBI/ICEWINDSOLUTION/01-2025, financiada pelo Projeto Exploratório FCT “Novo sistema de deteção e proteção de gelo, e controlo de escoamento em turbinas eólicas baseado em atuadores a plasma de barreira dielétrica de descarga sobre polímeros electro ativos – IceWindSolution”, n.º 2023.15318.PEX, a decorrer na Unidade de I&D Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais (C-MAST) da Universidade da Beira Interior.
Área Científica
Engenharia Eletromecânica, Engenharia Mecânica Computacional, e Engenharia Aeronáutica.
Objetivo da atividade
Desenvolvimento de atividades de investigação envolvendo a fabricação e caracterização de atuadores a plasma baseados em polímeros eletroativos para otimização do processo de mitigação de gelo e controlo de escoamento em turbinas eólicas. A bolsa de investigação destina-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação de acordo com a frequência de cursos de doutoramento ou cursos não conferentes de grau académico. As atividades decorrerão no Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais (C-MAST), a qual será a instituição de acolhimento do bolseiro, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.
Requisitos de admissão e contratação
- Ser titular do grau académico de Mestre na área científica de Engenharia Eletromecânica, Engenharia Mecânica Computacional, e Engenharia Aeronáutica e ter condições para estar inscrito num ciclo de estudo conducente ao grau de doutor ou de frequentar cursos não conferentes de grau académico;
- Possuir conhecimentos sobre funcionamento de polímeros eletroativos;
- Experiência comprovada na fabricação e caracterização de atuadores a plasma de barreira dielétrica de descarga;
- Ter conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito), inclusivamente a capacidade de comunicação oral em contexto académico entre especialistas;
A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos ou em curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
As BIs atribuídas a mestres que frequentem cursos não conferentes de grau académico só podem ser concedidas pelo período máximo de um ano.
As BIs atribuídas a mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico só podem ser concedidas a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, o período acumulado de dois anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.
Mais informação
Aviso de Abertura