3. Eleições para o Conselho Geral a 18 de novembro

Eleições para o Conselho Geral a 18 de novembro

•   11 de setembro de 2020

Órgão máximo da UBI define calendário eleitoral.

Ficheiro com o nome: reitoria_aerea

Estão marcadas para dia 18 de novembro as eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI). O calendário foi definido na reunião deste órgão, realizada na manhã desta sexta-feira, que teve como principal objetivo desencadear o processo para constituir o Conselho Geral do período 2021-2025.

“Houve consenso no sentido de aprovarmos um edital, de modo a serem elaborados os cadernos eleitorais, com um ligeiro atraso devido ao atraso no início do ano letivo, para se realizarem as eleições no dia 18 de novembro”, anuncia o presidente do CG-UBI, José Ferreira Gomes.

De acordo com essa decisão, os cadernos eleitorais vão ser elaborados em outubro, seguindo-se a apresentação das listas concorrentes até dia 6 de novembro. Se houver necessidade de uma segunda volta, a mesma acontecerá a 20 de novembro.

Na reunião foi ainda escolhida a comissão eleitoral, constituída por sete elementos. Mário Marques será o presidente, assessorado por vogais representantes do corpo de Docentes e Investigadores (Cristina Fael e Jorge Gama), vogais representantes do corpo estudantil (Eduarda Teixeira Moreira e Hugo Pereira Santos) e vogais do Corpo de Pessoal Não Docente e Não Investigador (Pedro Cabral e Tatiana do Adro).

Nesta eleição serão eleitos 21 conselheiros gerais, em representação do Corpo de Professores e Investigadores (15 lugares), representantes dos Estudantes (cinco lugares) e representantes do Corpo de Pessoal Não Docente e Não Investigador (um lugar).

Depois de finalizado o processo eleitoral, os novos conselheiros vão cooptar oito personalidades externas à UBI, completando-se assim os 29 elementos que compõem o órgão.

Será este elenco que irá, depois, definir o calendário eleitoral e escolher o reitor da UBI para o período 2021 – 2025.

Deliberações

Data da última atualização: 2020-09-11