Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Desenvolvimentos científicos na área espacial selecionados para congresso internacional

Desenvolvimentos científicos na área espacial selecionados para congresso internacional

  22 de abril de 2022  

Img:

Alunos de Aeronáutica vão estar na Space Symposium on Educational Activities, em Barcelona, para apresentar dois artigos sobre projetos atualmente no terreno.

Dois estudantes da Universidade da Beira da Interior (UBI) fazem parte dos selecionados para apresentar artigos científicos no Space Symposium on Educational Activities, onde vão dar a conhecer o trabalho inovador que a UBI está a fazer no sector espacial.

Júlio Santos e Jeremy Silva, de Engenharia Aeronáutica, são os alunos que vão marcar presença no evento científico agendado para Barcelona, entre os dias 27 e 29 de abril, dando a conhecer estudos realizados na Universidade, que contaram com o contributo de outros estudantes da academia.

Um dos artigos aprovados tem o título “How to Manage a Rocketry Student Project while Mitigating COVID-19” e aborda o projeto Fénix, que conta com cerca de 30 alunos da UBI e 13 da Universidade de Coimbra. Júlio Santos e Jeremy Silva são, respetivamente, líder de equipa e gestor de projeto da iniciativa que irá participar numa competição com grande visibilidade em outubro deste ano: o European Rocketry Challenge (EuRoC), que se realiza em Ponte de Sor. Trata-se de um evento organizado pela Agência Espacial Portuguesa e decorre aquando da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.

O segundo artigo tem o título de “Development of a Low-Cost Ground Segment Capable of Receiving Data from Nanosatellites: a Partnership between Brazil and Portugal” e é uma iniciativa luso-brasileira criada por alunos da UBI, em parceria com alunos da Universidade Federal de São João del-Rey. Tem como objetivo receber dados de nanosatélites do tipo Cubesat e PocketQube, desenvolvendo dois segmentos terrestres (Ground Station e Mission Operation Center), capazes de trabalhar em conjunto para receber dados de telemetria e descodificar informações.

Mais informação
Space Symposium on Educational Activities 

Partilhar

Data da última atualização: 2022-04-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.