3. UBI mostra tecnologia no i9TEC SUMMIT ’22’

UBI mostra tecnologia no i9TEC SUMMIT ’22’

•   08 de julho de 2022

Evento teve o objetivo de mostrar projetos inovadores às empresas da região.

Ficheiro com o nome: agritech

A Universidade da Beira Interior (UBI) marcou presença no i9TEC SUMMIT ’22 – Fórum Regional de Competitividade e Sustentabilidade, que juntou instituições científicas e o tecido empresarial da região de Castelo Branco, visando promover a inovação e a tecnologia. A iniciativa teve lugar a 29 de junho e integrou três eventos: o Regional Hélix, o Agritech e o i9Tec+.

O Agritech ’22 - Mostra Tecnológica no Setor Agroindustrial, teve lugar na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Visou a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial regional, promovendo tecnologias, produtos e serviços inovadores, alavancando a implementação de novas parcerias estratégicas da região para o setor agroalimentar.

O docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI, Pedro Dinis Gaspar, fez uma demonstração de um robô (PrunusBot); caixas de transporte de produtos alimentares e alvéolos com materiais de mudança de fase e capacidade de rastreabilidade em tempo real (Pack2Life), fazendo apresentações interativas, relativas à investigação conduzida no âmbito dos projetos PrunusPós, Pack2Life e S4Agro.

Na UBI, Pedro Dinis Gaspar é o coordenador dos projetos PrunusBot - Sistema robótico autónomo de pulverização controlada e previsão de produção frutícola, o PrunusPós - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas, o Pack2Life - High Performance Packaging e o S4AGRO - Soluções Sustentáveis para o setor Agroindustrial.

No “i9TEC SUMMIT ’22: Fórum Regional de Competitividade e Sustentabilidade” esteve presente o Reitor da UBI, Mário Raposo. O programa incluiu debates sobre a inovação da indústria na região, transferência do conhecimento e apresentações de projetos do sector agroindustrial. A iniciativa teve a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, além de representantes de instituições de Ensino Superior, do PRR, autarcas e entidades empresariais.

O i9TEC SUMMIT ’22 desenvolveu-se no âmbito do “INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro”.

Data da última atualização: 2022-07-08