3. Amélia Nunes na presidência da Comissão de Ética da UBI

Amélia Nunes na presidência da Comissão de Ética da UBI

•   06 de outubro de 2022

O órgão consultivo da academia tem novos elementos, que já tomaram posse, e elegeu presidente e vice-presidente: Amélia Nunes e Pedro Inácio, respetivamente.

Ficheiro com o nome: Comissao de Etica Amelia Nunes

Amélia Maria Monteiro Fernandes Nunes é a nova presidente da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). A docente da Faculdade de Ciências foi eleita pelos membros deste órgão consultivo após a tomada de posse dos novos elementos, indicados pelas faculdades e pelo Reitor da UBI. Na mesma reunião, Pedro Ricardo Morais Inácio, docente da Faculdade de Engenharia, assumiu o cargo de vice-presidente.

A eleição dos dois responsáveis seguiu-se à tomada de posse dos novos membros da CE-UBI, nomeados pelas cinco faculdades: Luís Pais (Engenharia), Amélia Nunes (Ciências), Dulce Esteves (Ciências Sociais e Humanas), Henrique Manso (Artes e Letras) e Luiz Santos (Ciências da Saúde). Célia Nunes, António Mendonça (ambos da Faculdade de Ciências) e Pedro Inácio (Faculdade de Engenharia) completam o elenco, mediante a indicação do Reitor.

Continuam em funções os representantes de ordens profissionais que já integravam a Comissão: Manuel Magalhães Sant’Ana (Ordem dos Médicos Veterinários), Paulo Jorge Leal da Silva Carmona (Ordem dos Economistas), Sílvia Marina Amado Cordeiro (Ordem dos Psicólogos) e Teresa Silveira Lopes (Ordem dos Enfermeiros).

Antes da tomada de posse, que teve lugar na manhã de terça-feira, 20 de setembro, Mário Raposo, Reitor da UBI, agradeceu a participação dos anteriores e dos atuais elementos.

“Fazer parte destas comissões é um trabalho extra, que acresce ao restante, enquanto professores e investigadores”, referindo-se os docentes da UBI. Chamou também a atenção ao papel dos membros cooptados, em representação de ordens profissionais, que dão o seu contributo através de “experiencia e de saber, nas suas áreas”.

Mário Raposo salientou a importância das comissões de ética, generalizadas nas instituições de Ensino Superior, por analisarem processos relacionados, por exemplo, com a investigação. “Os autores, quando publicam, têm de dizer claramente que a Comissão fez a sua avaliação e que os projetos cumprem os normativos de ética fundamentais e necessários. Portanto, atualmente, são um desiderato muito importante”, concluiu o Reitor da UBI, sugerindo que, no futuro, as análises possam abranger mais áreas.

No ano letivo de 2021/2022, a CE-UBI registou o sexto ano efetivo de ação. Esta entidade reuniu em 11 ocasiões, tendo cumprido a calendarização acordada na primeira reunião.

No mesmo período, foram apreciados 75 novos projetos e concluídos sete que tinham transitado de ano.

No que respeita a outros pedidos de parecer, foram analisados 24, tendo aumentado a diversidade de assuntos apresentados, face ao período homólogo anterior.

A atividade da Comissão de Ética envolveu reuniões com diversos responsáveis da UBI, como o Reitor da UBI e o Provedor do Estudante, e ainda a reestruturação da plataforma de submissão de projetos.

A CE-UBI é um órgão consultivo que visa zelar pelos padrões de ética no âmbito das cinco faculdades da UBI, nas diversas atividades. De acordo com os seus objetivos, compete-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana, nas atividades de investigação. As solicitações, sejam simples pedidos de informação ou pareceres referentes a projetos, podem ser remetidas à Comissão de Ética.

Comissão de Ética

Data da última atualização: 2022-10-06