3. Projeto “Papiloma” vence concurso de ideias de negócio WIN-UBI

Projeto “Papiloma” vence concurso de ideias de negócio WIN-UBI

•   22 de maio de 2023

A proposta vencedora tem como promotora principal a docente da Faculdade de Ciências da UBI, Carla Cruz.

Ficheiro com o nome: WIN-UBI - maio 2023

O projeto “Papiloma” foi o vencedor da final do WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio, inserido no projeto UI.CAN, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI).

Este projeto, cuja promotora principal é a professora e investigadora do CICS-UBI, Carla Cruz, visa o desenvolvimento de uma solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo HPV (Human Papiloma Virus), que, de outra forma, poderiam facilmente evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres.

O projeto “Papiloma” encontra-se em transição da posição 4 para a 5 na escala Technology Readiness Level (TRL), estando em fase de validação de um protótipo, que consiste no desenvolvimento de um gel vaginal de fácil aplicação e eficácia, que contém propriedades anticancerígenas e antivirais, e que se destinará à indústria farmacêutica.

Além de Carla Cruz, este projeto integra na equipa vários outros investigadores do CICS-UBI, cooperando ao nível da investigação com várias entidades, nomeadamente, o Labfit, o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e também a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD).

No pitch final do WIN-UBI, que decorreu no Espaço WorkIn da FCSH, no dia 15 de maio, marcaram presença sete projetos empreendedores, oriundos de várias áreas de conhecimento, todos eles orientados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O júri do concurso foi constituído por três elementos: Maria José Madeira (docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e diretora do Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas), Luís Dias (vice-presidente da AECBP – Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, entidade parceira neste evento) e Sérgio Sousa (CEO da consultora Covifinance).

Em segundo lugar ficou Martim Aguiar, doutorando em Engenharia Mecânica, com o projeto “ZestPack”, que visa a produção de embalagens ecológicas e biodegradáveis, através de cascas de laranja. Em terceiro lugar, ficou o projeto “DoMing” de João Matias (ex aluno de Ciências Farmacêuticas), cuja proposta se centra na implementação de uma aplicação que facilita a comunicação entre cuidadores informais e formais, direcionado a prestadores de serviço a idosos e utentes.

O projeto vencedor tem, assim, direito a um prémio monetário de 5.000 €, que pode ser aplicado em capital social da empresa, ou em serviços de consultoria ou consumíveis de apoio ao desenvolvimento do protótipo. Os promotores do projeto “Papiloma” irão igualmente representar a UBI na montra nacional de ideias de negócio do evento “UI.CAN - Inovar no Empreendedorismo”, que tem lugar no dia 6 de junho, na Universidade de Aveiro, onde marcarão presença os vencedores dos concursos de ideias de negócio, das restantes seis universidades do consórcio.

Esta iniciativa insere-se no projeto UI.CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, sendo cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Data da última atualização: 2023-05-22