3. Licenciatura em Cinema acreditada por seis anos

Licenciatura em Cinema acreditada por seis anos

•   28 de julho de 2023

UBI vê acreditada, sem condicionantes e pelo período máximo, a licenciatura em Cinema, ciclo de estudos único nas universidades portuguesas públicas.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o curso de 1.º Ciclo em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI). Aliado à qualidade de ensino do curso, o grande interesse despertado nos bons alunos é um aspeto elogiado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE), que assinala o número elevado de estudantes que procuram a Licenciatura, em média, cinco vezes superior à quantidade de vagas disponíveis, com números recentes a indicar que 91% o fazem em 1.ª opção. Acresce o aumento constante e significativo das notas médias de entrada.

“O relatório confirma a qualidade da oferta formativa da licenciatura em Cinema da UBI, merecendo uma acreditação sem quaisquer condições”, salienta Paulo Cunha, diretor do curso que integra a Faculdade de Artes e Letras, destacando as referências da CAE à maturidade do projeto formativo e à equipa docente coesa, estável, qualificada e motivada, com boa preparação teórica e objetivos de investigação. Nota ainda para o “ambiente associativo e pró-ativo entre os estudantes”, refere ainda.

A Licenciatura em Cinema é um dos cursos do Departamento de Artes que beneficia da proximidade científica das outras formações, um fator tido em conta pela CAE. “A comissão avaliadora salientou, como muito positiva, a criação de sinergias efetivas com outros cursos do Departamento, nomeadamente o Ciclo de Estudos em Design Multimédia, mas também uma forte articulação do plano curricular com a organização de eventos do LabCom, promovidos por docentes de ambas as áreas e nos quais os estudantes são chamados a participar”, explica Paulo Cunha. O diretor de Cinema lembra ainda a existência de um "espírito de escola" e de uma "cultura participativa" que diferenciam a UBI de outros estabelecimentos de ensino similares.

A equipa docente, devidamente qualificada e com uma ligação estável à universidade, é referida no relatório como bem preparada e com boa proficiência científica, estando os docentes integrados em unidades de investigação de relevo a nível nacional e internacional, como o LabCom – Comunicação e Artes, com avaliação de “Muito Bom”. Também o sistema de avaliação da equipa docente e não docente é tido em conta pela CAE, que destaca que a “organização interna é própria de uma instituição sólida e consistentemente implantada no sistema universitário nacional, dotada de um regime de monitorização e avaliação da qualidade adequado”.

Com destaque no Relatório Final da CAE, como “dado muito positivo”, estão as participações de filmes produzidos no âmbito do CE em festivais e mostras, um total de 94 festivais e mostras nacionais e internacionais nos anos referidos no relatório (2019 e 2020), que resultaram em quatro grandes prémios, “bem como a seleção oficial no IndieLisboa, nas Curtas Vila do Conde e no FantasPorto”.

A licenciatura em Cinema na UBI fornece aos alunos a capacidade de conceber criativamente uma obra cinematográfica, desempenhando funções de realizador, produtor, guionista, montador, diretor de fotografia ou diretor de som, ou tarefas de assistência e apoio em áreas afins ao cinema como a programação e a animação culturais ou a produção de conteúdos para diversos suportes e plataformas mediáticos, tais como televisão, Internet e videojogos, entre outros.

Com 50 vagas disponíveis para o próximo ano letivo, o acesso à Licenciatura em Cinema na UBI pode ser feito através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a decorrer de 27 de julho a 7 de agosto, com uma das seguintes provas: “03 Desenho”, “06 Filosofia”, “12 História da Cultura e Artes” ou “18 Português”.

1º Ciclo em Cinema

Data da última atualização: 2023-07-28