3. Projeto RuraLTHINGS arranca em parceria com os municípios do Fundão e Pinhel

Projeto RuraLTHINGS arranca em parceria com os municípios do Fundão e Pinhel

•   13 de novembro de 2023

O projeto cruza monitorização de saúde e Bem-Estar com Internet das Coisas e vai ser testado em 10 habitações de cada um dos concelhos.

Ficheiro com o nome: Ruralthings kickof

O projeto RuraLTHINGS já iniciou o trabalho de investigação que pretende criar um “Sistema Inteligente para Monitorização da Saúde e Bem-Estar em Áreas Remotas com IoT”, que será aplicado em dois concelhos da região, durante a fase de teste.

A reunião de apresentação e Kickoff do projeto juntou os elementos da equipa – docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) – e os representantes dos municípios parceiros do projeto – Fundão e Pinhel, que irão beneficiar de dados sobre as condições de habitabilidades das populações. O teste-piloto abrange 10 habitações de cada um destes territórios, colocando o estudo num elevado grau de ligação à comunidade envolvente da UBI.

Com o Fundão, esta não é a primeira experiência no âmbito da monitorização residencial, e o representante da autarquia no encontro, Ricardo Gonçalves, agradeceu esta nova participação num trabalho que envolve a UBI e o Departamento de Informática.

Para a Câmara de Pinhel, de acordo com a vice-presidente, Daniela Capelo, o projeto tem uma grande pertinência. Os resultados podem contribuir para uma nova perspetiva relativamente a uma preocupação do município, que se relaciona com a prevalência de doenças oncológicas.

O RuraLTHINGS foca-se na investigação e desenvolvimento de um ecossistema de soluções baseadas no paradigma de IoT, a aplicar em zonas rurais e remotas. Nas habitações que farão parte do projeto será monitorizada, em tempo real, a presença de níveis perigosos de monóxido e dióxido de carbono, gás radão e outras substâncias nocivas. O objetivo é proteger a saúde dos moradores dessas regiões, contribuindo para a prevenção de doenças, como o cancro do pulmão.

Entre os resultados esperados estão um novo sistema IoT para monitorização inteligente de indicadores como temperatura, humidade e gás radão, além de avanços em detetores ativos de radão e infraestruturas e protocolos de comunicações. Também se propõe gerar significativos “outputs”, incluindo doutoramentos, mestrados e artigos científicos.

O projeto terá a duração de três anos e um investimento de cerca de 250 mil euros, que conta com o apoio do Programa Promove, da Fundação “la Caixa”.

Durante a reunião de lançamento do projeto, que teve lugar a 25 de outubro na UBI, o investigador coordenador do projeto, Bruno Silva, deu a conhecer grande parte do que se pretende alcançar. São esperados impactos diretos e indiretos na melhoria da qualidade de vida das populações, redução de habitações com concentrações elevadas de gás radão e conscientização sobre riscos ambientais, o “RuraLTHINGS” visa transformar a saúde e bem-estar em zonas rurais. Deste trabalho poderão beneficiar residentes, prestadores de cuidados de saúde, municípios e empresas tecnológicas.

A equipa do projeto tem a mais-valia de ser constituída de forma multidisciplinar, integrando Bruno SilvaNuno PomboPedro Inácio (Departamento de Informática), Sandra Soares (Departamento de Física) e João Castro Gomes (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura). Estes investigadores são, respetivamente, membros dos centros de investigação Instituto de Telecomunicações (IT-Covilhã), Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de PartículasCentro de Materiais e Tecnologias da UBI (C-MADE).

Na reunião inaugural, a Vice-Reitora para a área da investigação, Sílvia Socorro, destacou três dos aspetos que considerou mais relevantes: a qualidade da proposta, a multidisciplinaridade da equipa e a ligação ao território.

“Este projeto tem duas características que considero fundamentais: elementos multidisciplinares – de informática, de física e de engenharia civil – e ter conseguido aprovação num concurso altamente competitivo, que também representa a investigação de altíssima qualidade que temos”, afirmou Silvia Socorro. “Há ainda a estreita ligação aos municípios e a tentativa de resolver problemas locais. Esta associação ao território é uma mais-valia e estamos abertos a outras iniciativas”, disse. Dirigindo-se aos autarcas locais, concluiu: “Quando tiverem alguma questão, desafiem a UBI. Porque conseguimos dar resposta em quase todas as áreas. Se não conseguirmos em alguma específica, podemos ajudar com orientação para terem as respostas de que necessitam”.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Data da última atualização: 2023-11-13