3. UBI reforça investigação com contratação de novos investigadores no âmbito do CEEC Institucional - 2ª Edição

•   16 de novembro de 2023

O Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), da FCT, vai financiar o desenvolvimento de estudos em várias unidades de I&D. Os projetos são apresentados ao público na “Semana da Ciência e Tecnologia – Encontro UBI Ciência e Inovação 2023”, que começa a 20 de novembro.

Ficheiro com o nome: 2022_FCT_Logo

A Universidade da Beira Interior (UBI) reforçou a investigação nas áreas de Filosofia, media e jornalismo, saúde e biotecnologia, desenvolvimento de materiais, ambiente e circularidade, e análise do impacto das instituições de Ensino Superior nas suas regiões.

Este fortalecimento resulta do reforço das Unidades de I&D da UBI, com a contratação de sete investigadores doutorados no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Institucional de 2021 (2ª Edição), promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Estão abrangidas as Unidades de I&D, Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, LabCom – Comunicação e Artes, CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, FibEnTech – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais e C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais.

Os contratos de trabalho foram recentemente validados pela FCT, que vai financiar estes investigadores no desenvolvimento dos seus projetos, nomeadamente,  “Cuidado e Verdade na Ética: Uma Reflexão Heideggeriana em Diálogo com Platão e Foucault”, Hélder Gonçalo Cunha Telo (Investigador Júnior, PRAXIS); “Media e Jornalismo na Era Digital: Dinâmicas de Proximidade”, Pedro Jerónimo Pedrosa (Investigador Auxiliar, LabCom); “MIRACLE – Dry powder mannosylated MIniciRcle DNA nanovaccine against CervicaL cancEr”, Ângela Maria Almeida de Sousa (Investigador Auxiliar, CICS-UBI); “Applying bioinformatics to Next-generation sequencing data in a case study of patients with CHH”, Catarina Inês Nunes Pires Gonçalves (Investigador Júnior, CICS-UBI); “Beyond the third mission of higher education: an intellectual capital approach to higher education institutions’ involvement with their region”, Eugénia Maria Gonçalves de Matos Pedro (Investigador Júnior, NECE); “Development of sustainable strategies for the treatment and reuse of industrial effluents in a circular economy approach”, Annabel Dias Barrocas Fernandes (Investigador Júnior, FibEnTech); e “Manufacture, characterization and modelling of multifunctional nanostructured composites with polymeric and/or ceramic matrix”, Veera Sadhu (Investigador Júnior, C-MAST).

Estes projetos vão ser apresentados publicamente, pelos próprios investigadores, no dia 20 de novembro (segunda-feira), numa sessão que integra o programa da “Semana da Ciência e Tecnologia – Encontro UBI Ciência e Inovação 2023”. A atividade contará com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, e da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro.

Os contratos de trabalho da UBI, nas categorias de investigador júnior e investigador auxiliar, fazem parte do CEEC Institucional, criado para estimular a contratação de investigadores doutorados por Instituições de Ensino Superior e outras instituições científicas, públicas ou privadas.

A seleção destes investigadores aconteceu no decurso da abertura de procedimentos concursais de seleção internacional, que decorreram entre maio de 2022 e julho de 2023.

Data da última atualização: 2023-11-16