A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Tecnovia assinaram um protocolo de cooperação que visa aproveitar sinergias que beneficiem a comunidade académica e a empresa do sector da Engenharia Civil. O convénio vai enquadrar uma cooperação abrangente, num campo de grande relevância para ambas as partes.
O Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) e a Tecnovia vão partilhar os vastos conhecimentos e experiência que detêm, contribuindo para a inovação e competitividade do sector.

O protocolo prevê a promoção de estágios curriculares, atividades de investigação para estudantes, a realização de estudos e projetos de investigação conjuntos, a organização de seminários, conferências e aulas abertas e, ainda, o intercâmbio de informações técnicas e científicas.
O acordo foi celebrado a 15 de setembro, numa sessão que teve a participação da Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, e do Administrador da Tecnovia, Bruno Jeremias. Estiveram ainda presentes os docentes do DECA António Albuquerque (Presidente do Departamento), Marisa Dinis de Almeida e Clemente Pinto (Diretor do 1.º Ciclo em Engenharia Civil).

Com este protocolo a UBI associa-se a uma empresa que é uma referência na construção civil e obras públicas, com presença internacional em países como Angola, Marrocos, Cabo Verde, Equador, Bolívia e Uganda. Atualmente, atua em áreas de negócio como estaleiros navais e de náutica de recreio, ambiente, imobiliário e turismo.