3. Concurso para maiores de 23 anos abre as portas da UBI a quem pretenda um curso superior

•   03 de março de 2023

As candidaturas começam na próxima segunda-feira, dia 6 de março e terminam no dia 16. O concurso é uma modalidade especial com vagas próprias para os candidatos.

Ficheiro com o nome: maiores23_2021

O Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 Anos vai ter candidaturas abertas entre os dias 6 e 16 de março. Esta é uma via especial para aceder a um curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado e ter oportunidade de progredir na carreira profissional, de melhorar rendimentos e evoluir em termos pessoais.

O concurso para Maiores de 23 anos dá resposta ao conjunto de pessoas que não concluíram o Ensino Secundário durante o seu percurso escolar ou que não fizeram os Exames Nacionais/Provas de Ingresso, necessários para concorrer através do concurso nacional. São assim elegíveis para esta modalidade, desde que tenham completado 23 anos até final de 2022.

Para terem a possibilidade de serem estudantes universitários na UBI, têm de fazer uma prova de conhecimentos referente ao curso que pretendem frequentar e participar numa entrevista de motivação. Desta forma, podem até usar como recurso o conhecimento adquirido, por exemplo, na profissão ou função que estão a desempenhar.

A modalidade de acesso, perfeitamente adaptada ao perfil dos candidatos, abre portas a uma das 97 vagas disponíveis no próximo ano letivos, em 33 cursos da academia. Estão abrangidos os 1.º ciclos/Mestrados Integrados das faculdades de Artes e Letras, Ciências, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde (à exceção do Mestrado Integrado em Medicina) e Engenharia.

São cursos que aliam a qualidade de ensino/aprendizagem que existe na UBI à elevada procura por parte das empresas e diversos organismos públicos, entre outros. Exemplo disso são as taxas de empregabilidade dos diplomados pela UBI, na casa dos 90%, assinaladas pelos dados dos Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Acresce às possibilidades de progressão na carreira, em termos financeiros e de conhecimento científico pessoal, a de poder complementar a formação, mais tarde, com pós-graduações, altamente profissionalizantes, ou graus de Mestrado e Doutoramento.

A candidatura está disponível na plataforma online da UBI (LINK). No portal dos Serviços Académicos podem ainda ser consultados os conteúdos das provas de conhecimento e outras informações relevantes.

Data da última atualização: 2023-03-03