3. Jornadas do C-MADE dedicadas a Ciência Aberta em co-criação com a Comunidade

Jornadas do C-MADE dedicadas a Ciência Aberta em co-criação com a Comunidade

Faculdade de Engenharia | 10h00.

15 de dezembro de 2022

O C-MADE – Centro de Investigação de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a organizar as suas Jornadas no dia 15 de dezembro.

O evento intitula-se Ciência Aberta em co-criação com a Comunidade e parte da necessidade da academia se aproximar mais das empresas, associações e da sociedade civil, procurando solucionar problemas reais que possam estar a enfrentar.

Os investigadores do C-MADE contribuem com novos desenvolvimentos na área da engenharia civil e afins, incluindo materiais e ligantes sustentáveis com temáticas muito ligadas a construção com utilização de resíduos (industriais, mineiros, plásticos, cortiça, etc.), comportamento mecânico e durabilidade, eficiência energética e meio ambiente, tecnologias de remoção de microplásticos das águas, entre outros, sempre numa perspetiva sustentável e de economia circular.

As jornadas terão início às 10h00, com apresentações no formato de “elevator pitch” em que investigadores, empresas e associações terão entre dois a cinco minutos para apresentar as áreas de trabalho e as soluções que procuram ou, no caso dos investigadores, que tentam solucionar.

Durante a tarde, decorrem as “small talks”, que serão na forma “speed dating”, que procurará fazer o “match” entre as empresas e associações com investigadores, para promover futuras colaborações.

As jornadas terminam com uma palestra sobre o tema da biomimética, seguida de um debate que permitirá trazer novas ideias de construção, de colaboração e do que ainda se espera para um futuro mais verde.

Esta iniciativa insere-se no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, do qual a UBI é entidade parceira, sendo cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do FEDER.

Data da última atualização: 2022-12-09