3. UBI e Câmara da Covilhã celebram Dia Internacional das Montanhas

Ficheiro com o nome: Cartaz DIM2023_v3_page-0001

11 de dezembro de 2023

Covilhã | Serra da Estrela

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) unem-se na celebração do Dia Internacional das Montanhas, um evento que pretende difundir e valorizar aspetos de natureza técnica, metodológica e científica sobre as especificidades e respetivo enquadramento da formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha.

“Montanha: Formação, Conhecimento e Experiência” é o tema das celebrações, que decorrem num formato misto, entre a Serra da Estrela e a cidade da Covilhã.

Com parceria da Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME), da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) e da European Network of Outdoor Sports (ENOS), as celebrações começam com uma manhã ativa, onde os participantes são convidados a descobrir a montanha através de uma caminhada na Serra da Estrela.

Durante a tarde, as celebrações continuam na cidade da Covilhã (Auditório Municipal), com comunicações e um debate sobre o papel das Instituições de Ensino Superior na formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha, no qual são convidados, entre outros, Francisco do Adro, Coordenador do Gabinete UNITA, e Sérgio Figueiredo, docente do Departamento de Ciências do Desporto (DCD-UBI).

As celebrações incluem ainda uma mesa-redonda, que será moderada por Kelly O’Hara, docente do CDC-UBI, e parte integrante da Comissão Organizadora do evento, juntamente com Sérgio Figueiredo, Rui Brás, docente do DCD, Carlos Gomes, da FPME, e José Maria Saraiva, da ASE.

Instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 2003, a celebração do Dia Internacional das Montanhas surge com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as populações de todo o mundo para a importância da proteção das montanhas.

O Dia Internacional das Montanhas é celebrado a 11 de dezembro (segunda-feira), a partir das 8h30. As inscrições para as atividades, gratuitas para alunos da UBI e colaboradores da CMC, estão disponíveis até 7 de dezembro (quinta-feira).

Ficheiro com o nome: Cartaz DIM2023_v3_page-0001
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade

Data da última atualização: 2023-11-14