3. Ciclo de Conferências - Economia

Ciclo de Conferências - Economia

Temas a debater: Política Fiscal; Competitividade e Inovação; Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal; a Importância da Formação de um Economista e a Importância das Soluções de Gestão. De 14 a 23 de Outubro.

De 14 a 23 de outubro de 2008

O UBINEEC (núcleo de estudantes de Economia da UBI)n organiza entre os dias 13 e 23 de Outubro o Ciclo de Conferências de Economia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A escolha incidiu sobre temas da actualidade como a Política Fiscal; Competitividade e Inovação; Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal; a Importância da Formação de um Economista e a Importância das Soluções de Gestão.

Sobre as conferências

Política Fiscal, tema amplamente abordado tanto por órgãos executivos como pelos media, pretende informar o auditório da responsabilidade da elaboração da política fiscal, as suas repercussões na actividade económica, entre muitos outros aspectos. Contará com a presença do Dr. Miguel Frasquilho, Economista e Deputado da Assembleia da República.

Competitividade e Inovação entende reconhecer os diversos pontos que fazem de uma empresa líder no mercado, a forma como decorre um processo de Investigação e Desenvolvimento, integrando todos os conceitos relacionados dentro do panorama empresarial regional e nacional. Este tema terá como oradores o Prof. Doutor J. Cadima Ribeiro(Universidade do Minho), Dr. Maria Azeredo (Empresa Alert), Dr. Pedro Farromba (Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã).

Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal tentará responder às perguntas sobre a importância do sector energético na economia, as formas de o gerir, de o potencializar, ás limitações inerentes e as oportunidades. Estarão presentes para esta conferência o Dr. Carlos Gil, em representação da Martifer, o Eng. João Nuno Serra, em representação da Enforce, e a REN (a confirmar a presença).

Importância da Formação de um Economista pretende discutir os diversos padrões que fazem um bom economista no desempenho das suas funções, assim como debater quais são as disciplinas desta vasta ciência a dar mais ênfase na altura da formação, e irá ter representação da Ordem dos Economistas, com a presença do Dr. Francisco Murteira Nabo, Bastonário da Ordem dos Economistas. Irá ter uma segunda parte com a Importância das Soluções de Gestão no Trabalho de um Economista, com a presença da empresa Primavera Software.

Dia 14 |  Política Fiscal em Portugal

• 15.30 – 16.00 Abertura da Conferência
  • 16.00 – 17.00 Política Fiscal em Portugal por Drº Miguel Frasquilho
  • 17.00 – 17.45 Debate e Encerramento