3. Divulgado o “Relatório de Igualdade de Género na UBI 2017”

Divulgado o “Relatório de Igualdade de Género na UBI 2017”

•   29 de novembro de 2017

O documento está disponível online, no portal da Comissão de Igualdade de Género.

Ficheiro com o nome: igualdade_genero

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a prosseguir o seu caminho em direção a um maior equilíbrio entre homens e mulheres, acompanhando as tendências nacionais. A conclusão faz parte do “Relatório de Igualdade de Género na UBI 2017”, elaborado no âmbito do UBIgual – Plano de Igualdade de Género na UBI, que é promovido pela Universidade e coordenado pela Comissão de Igualdade de Género da instituição.

O Relatório anual teve como Coordenadora Científica a docente Catarina Sales Oliveira e a participação da investigadora Cláudia Morgado.

O documento aponta que se mantêm as tendências do ano passado em matéria de Igualdade de Género. “Em termos de estrutura organizacional da UBI verifica-se que a feminização do corpo docente continua a estabelecer-se e a dar os seus frutos, com uma composição departamental um pouco mais equilibrada em alguns departamentos que eram mais masculinos. Esta tendência também é visível no corpo discente com todos os ciclos a apresentar um crescimento das estudantes femininas”, é dito nas conclusões do Relatório.

“O crescimento remuneratório das mulheres indica progressão na carreira e assunção de alguns cargos de direção, o que se pode atribuir a tomadas de decisão institucional”, refere o estudo, apesar de reconhecer que existe uma distribuição dos cargos de gestão fortemente masculinizados.

Outra das tendências positivas apontada dá conta da tendência para “o aumento das habilitações da população trabalhadora, bem como o crescimento assinalável da população estudante”.

Estas e outras conclusões, como dados relativos a horários de trabalho ou forma de contratação, estão disponíveis para consulta através da página online da Comissão de Igualdade de Género da Universidade da Beira Interior.

Portal da Comissão de Igualdade de Género UBI

Data da última atualização: 2017-11-29