3. PsicUBI vence concurso Integro

PsicUBI vence concurso Integro

•   19 de novembro de 2018

Medicina e ELECTRUBI alcançaram, respetivamente, o segundo e terceiro lugar, na terceira edição do concurso de integração de estudantes.

Ficheiro com o nome: integro

O PsicUBI – Núcelo de Estudantes de Psicologia da Universidade da Beira Interior é o vencedor deste ano do Concurso “Integro”, que desafiou os núcleos de alunos a organizar atividades de convívio e integração solidárias dirigidas aos novos universitários. O programa vencedor recebeu a designação de “Discover Covilhã” e suplantou “Antes que te Queimes”, desenvolvida pelos alunos de Medicina, e “Engenharia da Sociedade”, do ELECTRUBI – Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, segundo e terceiro, respetivamente.

O PsicUBI levou os novos alunos a visitar e dinamizar ações no Centro D’Atividades, que envolve a população mais velha da Covilhã, e a Casa do Menino Jesus, que recebe crianças em situação de fragilidade.

O segundo classificado, designado “Antes que te Queimes”, é um projeto desenvolvido pelos alunos de Medicina, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco por parte dos universitários, nomeadamente em termos de álcool, sexualidade, tabaco e drogas. No início do atual ano letivo promoveu a apresentação dos alunos do 1.º ano, a formação em Primeiros Socorros e esteve presente em diversas atividades com espaços de Prevenção, de que foi exemplo a Receção ao Caloiro.

“Engenharia da Sociedade”, o terceiro classificado este ano, colocou os novos alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores a conhecerem-se entre si em atividades, através de uma recolha de lixo em jardins públicos e na Faculdade de Engenharia, dando também a conhecer a comunidade académica e a cidade da Covilhã.

Os três projetos receberão prémios pecuniários nos montantes de 1.000 euros (1.º Classificado), 500 euros (2.º) e 250 euros (3.º).
O Concurso “Íntegro” é promovido pela Reitoria da UBI, com a colaboração da Associação Académica, no âmbito do processo de acolhimento e integração dos alunos do 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado.

A iniciativa, lançada em 2016, desafia a criatividade dos diversos núcleos de estudantes para que desenvolvam iniciativas marcadas por um elevado grau de inclusão e centradas no convívio, na diversão e na descoberta da academia e da Covilhã.

Durante a análise dos projetos deste ano, o júri registou o êxito obtido pela iniciativa e exprimiu o desejo de que esta atividade possa ter continuidade nos próximos anos letivos.

Integro
Vídeo “Discover Covilhã”
Vídeo “Antes que te Queimes”
Vídeo “Engenharia da Sociedade”