Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto COMBINE distinguido com Bolsa da Ordem dos Farmacêuticos

Projeto COMBINE distinguido com Bolsa da Ordem dos Farmacêuticos

  05 de novembro de 2021  

Img:

A investigação está em desenvolvimento no Centro de Investigação em Ciências da Saúde, com coordenação de Cândida Tomaz.

O projeto COMBINE - CombinatiOn aptaMer-drug Based therapeutics for ocular neovascular dIsease: wheN two are bettEr than one, que está a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA), com uma Bolsa de Inovação (BInov).

O projeto, liderado por Cândida Tomaz, docente do Departamento de Química (Faculdade de Ciências) e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, foi desta forma contemplado com um valor de 3.500€. O COMBINE envolve uma equipa multidisciplinar que inclui os investigadores Carla Cruz, Fani Sousa, Paulo Almeida, Elisa Cairrão, Tiago Santos, Jéssica Nunes, André Miranda, Bruno Batista, Margarida Lourigo e David Nabais, com a colaboração de João P. C. Sousa (Hospital de Leiria), Fátima Santos (Centro Nacional de Biotecnologia, Madrid) e Joana Mesquita (Allergan®).

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema terapêutico inovador com biodisponibilidade prolongada e entrega direcionada, para tratamento de patologias oculares como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira a nível mundial, e que afeta cerca 80% dos diabéticos. Pretende explorar uma formulação adequada para a administração intravítrea no olho, que promoverá a proteção e estabilização de moléculas terapêuticas, permitindo um efeito antiangiogénico e anti-inflamatório em simultâneo, aumentando consideravelmente a eficácia dos tratamentos das patologias retinianas.

O prémio vem juntar-se ao CICS-UBI Collaborative Project Award, entregue anteriormente a este projeto, no valor de 5.000€, no âmbito do Financiamento Programático atribuído pela FCT, que distingue projetos de investigação colaborativa desenvolvidos por investigadores do CICS-UBI.

A entrega do galardão atribuído pela SRSRA teve lugar em Lisboa, no dia 9 de outubro, durante o Simpósio Científico "Lições de uma pandemia para o futuro do sistema de saúde e da sociedade" organizado pela SRSRA.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.