Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto COMBINE distinguido com Bolsa da Ordem dos Farmacêuticos

Projeto COMBINE distinguido com Bolsa da Ordem dos Farmacêuticos

  • NOTÍCIA
  •   05 de novembro de 2021  

A investigação está em desenvolvimento no Centro de Investigação em Ciências da Saúde, com coordenação de Cândida Tomaz.

Ficheiro com o nome: premio-candida-tomaz

 

O projeto COMBINE - CombinatiOn aptaMer-drug Based therapeutics for ocular neovascular dIsease: wheN two are bettEr than one, que está a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA), com uma Bolsa de Inovação (BInov).

O projeto, liderado por Cândida Tomaz, docente do Departamento de Química (Faculdade de Ciências) e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, foi desta forma contemplado com um valor de 3.500€. O COMBINE envolve uma equipa multidisciplinar que inclui os investigadores Carla Cruz, Fani Sousa, Paulo Almeida, Elisa Cairrão, Tiago Santos, Jéssica Nunes, André Miranda, Bruno Batista, Margarida Lourigo e David Nabais, com a colaboração de João P. C. Sousa (Hospital de Leiria), Fátima Santos (Centro Nacional de Biotecnologia, Madrid) e Joana Mesquita (Allergan®).

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema terapêutico inovador com biodisponibilidade prolongada e entrega direcionada, para tratamento de patologias oculares como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira a nível mundial, e que afeta cerca 80% dos diabéticos. Pretende explorar uma formulação adequada para a administração intravítrea no olho, que promoverá a proteção e estabilização de moléculas terapêuticas, permitindo um efeito antiangiogénico e anti-inflamatório em simultâneo, aumentando consideravelmente a eficácia dos tratamentos das patologias retinianas.

O prémio vem juntar-se ao CICS-UBI Collaborative Project Award, entregue anteriormente a este projeto, no valor de 5.000€, no âmbito do Financiamento Programático atribuído pela FCT, que distingue projetos de investigação colaborativa desenvolvidos por investigadores do CICS-UBI.

A entrega do galardão atribuído pela SRSRA teve lugar em Lisboa, no dia 9 de outubro, durante o Simpósio Científico "Lições de uma pandemia para o futuro do sistema de saúde e da sociedade" organizado pela SRSRA.

Data da última atualização: 2021-11-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.