Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadores da UBI em projeto para tornar a Indústria Têxtil e Vestuário mais inovadora, sustentável e circular

Investigadores da UBI em projeto para tornar a Indústria Têxtil e Vestuário mais inovadora, sustentável e circular

  • NOTÍCIA
  •   23 de fevereiro de 2024  

O projeto BE@T tem a participação de elementos do FibEnTech.

Ficheiro com o nome: Projeto BET

 

“BE@T - Bioeconomia para Têxtil e Vestuário para Reforço da Bioeconomia Nacional” é a designação do projeto que visa gerar e consolidar uma fileira nacional da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) verdadeiramente inovadora, sustentável e circular. A Universidade da Beira Interior (UBI) é parceira dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos para criar novos produtos e processos no setor.

A equipa da UBI, liderada pelo docente e investigador da FibEnTech Rui Miguel é composta pelos investigadores Nuno Belino, Madalena Pereira, Arminda do Paço (investigadora do NECE), Cláudia Pinheiro, Marta Fernandes e Teresa Barata, e pelos técnicos Eduardo Jesus e Viviana Silva.

A estrutura do projeto está assente em quatro pilares distintos: biomateriais, circularidade, sustentabilidade e sociedade.

A agenda do projeto pretende desenvolver novos produtos e materiais têxteis rastreáveis, de origem biológica, renováveis e com melhores credenciais ambientais, sem afetar os seus níveis de performance; desenvolver tecnologias e processos de produção e acabamento avançados e sustentáveis; explorar abordagens inovadoras de eco design e eco engenharia, garantindo a circularidade de todos os produtos têxteis gerados no âmbito do projeto; promover a reutilização, recolha e reciclagem de têxteis, modelos de negócios económicos e parcerias estratégicas para implementar cadeias de valor têxteis circulares, sustentáveis e económicas; contribuir para uma cultura de sustentabilidade e de consumo responsável; e consolidar uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular.

Este é um dos oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência que tem a participação da UBI. O trabalho dos investigadores da academia, nas mais diversas áreas, vai contribuir para a modernização de sectores ou empresas de enorme impacto na economia nacional: indústrias automóvel, têxtil e de vestuário e do papel e, ainda, dos campos espacial, aeronáutico e agropecuário.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Data da última atualização: 2024-02-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.