Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. Gabinete de Internacionalização e Cooperação
  5. Apoio à Internacionalização
  6. Mobilidade Estudantes Outgoing
  7. Erasmus+ Estudos

Erasmus+ Estudos

Através do programa Erasmus+, os estudantes da Universidade da Beira Interior podem candidatar-se a um período de estudos numa universidade estrangeira com a qual exista acordo interinstitucional para a área e para o ciclo de estudos que o estudante frequenta na UBI.

Quem pode participar?

  • Estudantes de 1.º Ciclo/Licenciatura, 2.º Ciclo/Mestrado, Mestrado Integrado e 3.º Ciclo/Doutoramento matriculados e inscritos na UBI no ano letivo em que se candidatam e realizam a mobilidade;
  • Estudantes de 1.º Ciclo/Licenciatura e Mestrado Integrado têm de estar inscritos no 2.º ano curricular quando realizam a mobilidade.
  • Estudantes que não tenham atingido o limite máximo da duração de mobilidade (estudos de curta e longa e/ou estágios), 12 meses, por ciclo de estudos. No caso do Mestrado Integrado, terá uma duração máxima de 24 meses. Todas as experiências ao abrigo do Programa Erasmus+ contam para o limite máximo definido.


Países elegíveis

São países elegíveis para a mobilidade de estudos Erasmus+, os Estados membros da União Europeia e países terceiros associados ao Programa.

Estados – Membros da União Europeia

Alemanha

Itália

Países Baixos

Finlândia

Bélgica

Grécia

Lituânia

Portugal

Bulgária

Espanha

Luxemburgo

Roménia

Chéquia

França

Hungria

Eslovénia

Dinamarca

Croácia

Malta

Eslováquia

Estónia

Chipre

Áustria

Suécia

Irlanda

Letónia

Polónia

 

 

 

 

 

Países terceiros associados ao Programa

Macedónia do Norte

Islândia

Noruega

Sérvia

Listenstaine

Turquia


Duração da mobilidade

  • O período de estudos tem uma duração mínima de dois meses (60 dias) e máxima de 12 meses (360 dias);
  • A mobilidade de estudos pode incluir um período de estágio complementar aos estudos. Neste caso, aplica-se a duração mínima para a mobilidade de estudos (2 meses).

 

Candidatura

A candidatura à mobilidade de estudos divide-se em duas fases:

  • Pré-candidatura na UBI:

A pré-candidatura é formalizada no Balcão Virtual dos Serviços Académicos da UBI, no período de 1 a 29 de fevereiro de 2024;

  • Candidatura à universidade de acolhimento para a qual foi selecionado:
    após o Gabinete de Internacionalização e Cooperação (GIC) enviar as nomeações dos estudantes selecionados às universidades de acolhimento, o estudante deve efetuar a candidatura assim que seja notificado pela mesma ou pelo GIC.


Passo a passo

Antes de efetuar a pré-candidatura o estudante deve consultar a lista de acordos interinstitucionais e navegar nos sites das universidades às quais pretende candidatar-se para recolher informações sobre o plano de estudos, prazos de candidatura, alojamento e cursos de línguas.

  • Pré-candidatura à mobilidade de estudos durante o prazo estipulado pelo GIC. A candidatura online é formalizada na área pessoal do estudante, no Balcão Virtual. O estudante tem a possibilidade de se candidatar até cinco universidades. A escolha da universidade deve ser colocada por ordem preferencial;
  • Se o estudante for selecionado, deve preencher os documentos que se encontram disponíveis na sua área pessoal do Balcão Virtual;
  • Formalizar a candidatura à universidade para a qual foi nomeado dentro dos prazos definidos, após ser notificado por e-mail;
  • Aguardar pelo resultado da candidatura à universidade de acolhimento para a qual foi selecionado.
  • Após o estudante ser informado pela universidade de acolhimento que foi aceite, deve informar o GIC. É nesta fase que o estudante pode começar a organizar a viagem.


Para informações detalhadas sobre a mobilidade de estudos deve ser consultado o Guia de Apoio para Mobilidade de Estudos 2024-25.


Seriação

As candidaturas são seriadas de acordo com os critérios definidos no Guia à mobilidade de estudos.

As candidaturas são ordenadas de forma decrescente de acordo com a classificação obtida segundo os critérios definidos e respeitando as vagas disponíveis por área e Ciclo de Estudos.

Caso o candidato selecionado desista da mobilidade, a vaga é atribuída ao candidato com melhor classificação que se encontra em lista de reserva.

 

Divulgação de resultados

O resultado da candidatura é divulgado através de edital e publicado nesta página web.


Incentivos financeiros

Bolsa Erasmus +

As Bolsas Erasmus+ são atribuídas aos estudantes selecionados com melhor classificação e até atingir o financiamento disponível para mobilidade de estudos.

Os estudantes podem receber uma subvenção de apoio individual para ajudar a cobrir as despesas de viagem e de subsistência relacionadas com o período de estudos no estrangeiro. Esta contribuição pretende colmatar a diferença do custo de vida entre Portugal e o País de acolhimento.

A bolsa atribuída aos estudantes depende do País de acolhimento. Os valores podem ser consultados na Tabela de Bolsas de Mobilidade.

O montante mensal da bolsa é definido pela Agência Nacional Erasmus+.

No caso de não haver financiamento para todos os estudantes selecionados, há a possibilidade de realizar a mobilidade com “bolsa zero”, isto é, não recebem uma bolsa Erasmus+, mas preenchem todos os critérios aplicáveis e beneficiam de todas as vantagens de estudantes (isenção de propinas, matrículas, acesso a laboratórios e bibliotecas).


Complemento de apoio individual para viagens ecológicas

Bolsa individual se optarem por usar um meio de transporte ecológico e sustentável na viagem de ida e volta até ao país de acolhimento. O meio de transporte pode ser autocarro, comboio, carro partilhado ou barco. O complemento corresponde a uma contribuição única de 50 EUR.


Bolsa complementar

- TOP-UP: apoio financeiro para estudantes com menos oportunidades (bolseiros DGES) no valor de 250 EUR/mês.

Bolsa complementar à bolsa da DGES. A bolsa é atribuída pelos Serviços de Ação Social da UBI e não requer uma candidatura.


Apoio Linguístico Online

O Programa Erasmus+ fomenta também a aprendizagem de línguas.

Antes de iniciar a mobilidade, os participantes terão de fazer um teste de conhecimentos linguísticos, no idioma recomendado pela universidade de acolhimento.

O estudante com um resultado de avaliação linguística inferior a B2 tem a possibilidade de frequentar o curso online, na língua principal de ensino da universidade de acolhimento. Caso o resultado seja B2 ou superior pode frequentar um curso na língua em que foi avaliado, ou no idioma local do país (desde que esteja disponível na plataforma OLS).

Através do Laboratório de Línguas da Universidade da Beira Interior, os estudantes podem candidatar-se a cursos de formação livre de línguas de acordo com as suas necessidades.


Seguro

Os estudantes inscritos na UBI estão abrangidos pelo seguro escolar durante o período de mobilidade.

O seguro escolar abrange as seguintes coberturas: morte e invalidez permanente; despesas de tratamento e repatriamento; responsabilidade civil alunos; responsabilidade civil estabelecimento de ensino.

Os estudantes devem adquirir o Cartão Europeu de Seguro de Doença.  O cartão é gratuito e permite receber cuidados de saúde, no sistema público, durante a estada num dos 27 países da UE, Islândia, Listenstaine e Noruega.

Os estudantes com nacionalidade não-europeia têm de adquirir um seguro de saúde privado.


Reconhecimento dos resultados de aprendizagem

O reconhecimento académico dos resultados de aprendizagem obtidos no período de mobilidade é automático, de acordo com o Sistema Europeu de transferência de Créditos (ECTS). Para este efeito é formalizado um contrato de aprendizagem entre as partes envolvidas, onde constam as unidades curriculares frequentadas e as respetivas equivalências.

Os resultados do período de aprendizagem obtidos durante a mobilidade são reconhecidos, como definido no acordo aprendizagem e confirmado através do certificado de notas emitido pela universidde de acolhimento.

Para períodos de mobilidade realizados em países onde não é utilizado o Sistema Europeu de Transferência de Créditos – ECTS é aplicado um sistema compatível tendo por base a carga de trabalho em horas e os resultados de aprendizagem obtidos.


Informação adicional

A leitura do Guia de Apoio à Mobilidade de Estudos é essencial para que a mobilidade seja um sucesso.

Conta connosco para prepares a tua mobilidade! Contacta-nos através do e-mail erasmus.mobilidade@ubi.pt

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.