Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI implementa plano de contingência para fazer face ao COVID-19

UBI implementa plano de contingência para fazer face ao COVID-19

  9 de março de 2020  

Img:

O documento define os procedimentos para lidar com potenciais casos de infeção no seio da comunidade académica. Embora continue a não haver casos de infetados na UBI, nesta altura, aconselha-se aos alunos provenientes de Lousada e Felgueiras que não se desloquem à Universidade.

A Universidade da Beira Interior (UBI) implementou um plano de contingência para lidar com potenciais casos de infeção com o coronavírus COVID-19. A academia irá articular todas as suas faculdades e serviços, de acordo com as diretrizes das entidades de saúde pública, com o objetivo de dar a resposta adequada em termos de segurança, caso venham a existir suspeitas da existência de infetados, algo que ainda não se verificou no seio da comunidade universitária.

O plano define os procedimentos a ter em conta por alunos, docentes, investigadores e colaboradores, assim que sintam sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade em respirar, a somar a terem estado em locais onde se verifiquem casos de COVID-19. O documento indica as pessoas a quem se devem dirigir, os locais e as condições dos espaços para onde serão encaminhados os potencialmente infetados. Estão definidas 12 salas em todas as faculdades e serviços da UBI, para servir de apoio a quem necessitar de isolamento.

Numa altura em que os casos de infeção na zona norte do país estão a aumentar, a UBI apela a que os estudantes residentes nos concelhos de Lousada e Felgueiras não se desloquem à Universidade, se tiverem estado nas suas zonas de origem, nas últimas semanas.

Na eventualidade de ser necessário aplicar medidas de quarentena ou tratamento a alunos, estes poderão ter acesso aos exames de Época Especial ou à possibilidade de assistirem às aulas a partir de casa. Quanto ao possível impedimento dos funcionários cumprirem as suas funções, estes terão direito à remuneração na totalidade.

Ainda com o objetivo de reduzir riscos, estão a ser canceladas algumas iniciativas que estavam agendadas para as instalações da universidade, nomeadamente para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: Apresentação do livro “Crise e Castigo e o dia seguinte: Os desequilíbrios, o resgate e a recuperação da economia portuguesa” e o Simpósio “Psicologia e Educação da UBI: da Investigação à Ação”, ambos agendados para esta semana.

A UBI apela ao cuidado redobrado às pessoas que estiveram em regiões ou países com as maiores taxas de incidência. Se, após a deslocação, apresentarem sintomas, devem telefonar para a linha “Saúde 24”, através do número 808 24 24 24 e restringir os contactos pessoais. Caso se encontrem fora da UBI, não devem deslocar-se à Universidade e seguir as indicações da linha “Saúde 24”.

Mais informação
- Plano de Contingência da Universidade da Beira Interior
Página da UBI sobre o COVID-19
Página da DGS sobre o COVID-19

Partilhar

Data da última atualização: 2020-03-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.