3. UBI inaugura a renovada residência para estudantes

UBI inaugura a renovada residência para estudantes

•   27 de janeiro de 2023

O edifício foi inaugurado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e diversos membros do Governo.

Ficheiro com o nome: Inauguracao Residencia

A Universidade da Beira Interior (UBI) é a primeira instituição de Ensino Superior do país a colocar à disposição dos estudantes uma das residências incluídas no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). A Residência III Retrofit, que faz parte do conjunto de intervenções que a UBI está a levar a efeito para oferecer as melhores condições de habitação aos alunos, foi inaugurada na quarta-feira, dia 25 de janeiro, na presença do Primeiro-Ministro, da Ministra da Presidência, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Secretário de Estado do Ensino Superior, entre outros.

Depois da visita às instalações, conduzida pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, e elementos da equipa Reitoral, a ministra Elvira Fortunato, que tutela o Ensino Superior, destacou o simbolismo desta concretização da academia “ubiana”: “Começo por partilhar convosco o orgulho e alegria que sinto neste momento. O momento em que assinalámos a primeira inauguração de uma residência de estudantes no PNAES e, como em tudo, os primeiros fazem história. E a UBI está a fazer história”.

Com a Residência III Retrofit, a UBI coloca ao serviço dos seus estudantes 47 camas, num edifício que, após a remodelação, alberga as melhores condições em quartos duplos e individuais, um deles preparado para receber uma pessoa com mobilidade condicionada, três cozinhas completamente equipadas, salas convívio e lazer, de estudo/biblioteca e um ginásio. Toda a estrutura foi requalificada tendo em conta as preocupações com a eficiência energética e, num plano mais abrangente, a minimização de uma das maiores necessidades nacionais dos últimos anos: a falta de alojamento universitário condigno e a preços acessíveis.

“Dado o elevado número de alunos deslocados de outras zonas do país, a UBI desde cedo desenvolveu projetos que lhe permitiram contruir um conjunto de residências universitárias, para dar resposta à procura por parte dos alunos mais carenciados. Além disso, a vivência nas residências universitárias molda o comportamento e a personalidade, ajuda o estudante a tornar-se mais independente, aumentando a sua autoconfiança e autoestima. Foi assim que construiu, desde o século passado, uma oferta de 800 camas destinadas aos estudantes deslocados, tendo tido, durante muito tempo, o melhor rácio aluno/cama das universidades portuguesas”, disse Mário Raposo, lembrando que o passar dos anos obrigou a remodelar os edifícios, tendo por isso aderido ao PNAES.

Durante o discurso oficial da inauguração, Mário Raposo deu a conhecer à plateia, onde estavam vários membros do Governo, o percurso da UBI, marcado por conquistas no ensino, investigação e cooperação com a comunidade nacional e internacional: a recuperação do edificado na cidade, os cursos inovadores, a qualificação das pessoas, a investigação reconhecida nos mais variados índices, o estatuto conquistado em rankings mundiais e a transferência de conhecimento, entre muitos outros.

“A UBI tem, ao longo do seu percurso, atingido um conjunto de metas e objetivos que justificam plenamente o investimento que a sociedade faz em nós, através do pagamento dos seus impostos”, disse, lembrando também algumas realidades que impõem limitações: “Se assim já atingimos o nível atrás referido, imagine-se onde chegaremos quando o orçamento que nos for atribuído for justo. Fica, pois, o desafio ao Governo para corrigir o orçamento que nos é atribuído”.

António Costa, por sua vez, reconheceu a importância da academia, enfatizando “a extraordinária colaboração que a UBI tem dado, não só na região, mas no país”. “O papel que a Universidade da Beira Interior está a desempenhar, na execução do Programa de Recuperação e Resiliência, não se limita aos investimentos que está a fazer na reabilitação ou construção de novas residências, de reforço do seu próprio equipamento para a sua própria atividade, mas, pelo contrário, está a investir o seu conhecimento, os seus recursos, as suas capacidades para que outros, designadamente as empresas tenham esta capacidade de, com o conhecimento aqui produzido, poderem melhorar a sua produtividade e o valor dos produtos que colocam no mercado”, afirmou o Primeiro-Ministro, detalhando o âmbito transversal do papel pioneiro da UBI em sectores tão variados como o agroalimentar, o aeroespacial, a indústria automóvel, a indústria têxtil ou a formação de profissionais de saúde.

Data da última atualização: 2023-01-27