3. 26º workshop da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

26º workshop da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

Evento presencial realiza-se nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

De 30 de setembro a 01 de outubro de 2021

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) convidam cientistas regionais, economistas, geógrafos económicos, urbanistas, decisores políticos, e investigadores de disciplinas relacionadas a participar no 26º workshop da APDR que terá lugar de 30 de setembro a 1 de outubro, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. A participação pode ser realizada no local ou em webinar.

Este seminário visa desenvolver um fórum internacional de discussão dedicado a abordagens multidimensionais sobre o papel desempenhado pelas universidades cívicas na promoção dos ecossistemas, bem como das dinâmicas estruturais e de mudança e do seu impacto na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento regional, especialmente em regiões de baixa densidade. O seu objetivo é disponibilizar um conjunto de estudos de casos internacionais de benchmarking sobre boas práticas e iniciativas destinadas a criar e promover ecossistemas a nível regional. Mostrará como estes benchmarks internacionais podem ser replicados para conceber uma nova geração de políticas públicas inteligentes, para fomentar a criação de unidades empresariais e inovadoras e promover práticas sustentáveis, sob um desenvolvimento sustentável, que conjugue a participação de instituições públicas e privadas e partes interessadas, utilizando práticas de cocriação, transparência e orçamento participativo que, em conjunto, melhorem a transparência, a responsabilidade, a gestão pública e o crescimento sustentável.

Os key-note speakers confirmados são Michael Fritsch (Friedrich Schiller University Jena), Michael Wyrwich (Friedrich Schiller University Jena) e Fernando Alexandre (Universidade do Minho).

Programa das apresentações

Call for Papers - Special Issue on: Civic Universities, Ecosystems and Regional Development in Low-Industrial-Density Regions

•   UBI

Data da última atualização: 2021-09-30