3. XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

Faculdade de Engenharia > Anfiteatro 8.01 | 15h00.

30 de novembro de 2022

O Departamento de Engenharia Electromecânica organiza a XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2022). O evento realiza-se anualmente para incentivar as capacidades científicas e criativas dos alunos, no projeto de uma ponte de treliça executada com esparguete.

O principal objetivo deste concurso visa recorrer aos conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete.

Existem duas categorias a concurso: Em “Resistência” é testada a capacidade de suporte de carga. Até ao momento, o recorde máximo suportado no concurso é de 167 kg. Na categoria “Estética” podem participar pontes que cumpram o regulamento e sejam arquitetonicamente agradáveis. Como atualmente o design/estética de uma ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria “Resistência” encontram-se automaticamente inscritas na categoria “Estética”.

O Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete acontece no dia 30 de novembro (quarta-feira), com início às 15h00. Tem lugar na Faculdade de Engenharia (Anfiteatro 8.01).

XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

Data da última atualização: 2022-11-14