3. Candidaturas: Curso Morte e Documentário

Candidaturas: Curso Morte e Documentário

Ficheiro com o nome: Morte e Documentario_page-0001

De 09 a 21 de janeiro de 2024

Encontram-se abertas as candidaturas para o Curso Morte e Documentário, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto UBImpulso Adultos, financiado através do mecanismo NextGenerationEU do Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.

O curso pretende levar os participantes a refletir sobre o conceito de morte de forma abrangente, apresentando várias abordagens ao tema através do cinema documental, quer através de reflexão teórica quer da realização de curtas-metragens.

Lecionado pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI), a formação compreende uma parceria com a Universidade do Winchester (Reino Unido), com um intercâmbio virtual com os estudantes de Cinema dessa universidade.

O curso decorre às segundas e quintas-feiras de 5 de fevereiro a 2 de maio e tem inscrições abertas até 21 de janeiro (domingo).

Principais objetivos
- Refletir sobre a morte e a vida e meditar sobre os conceitos de finitude e impermanência;
- Discutir questões éticas da representação da morte no Cinema Documental;
- Explorar abordagens criativas e diversas sobre a temática;
- Sensibilizar para a relevância da definição de uma abordagem e da narrativa em documentário;
- Envolver os estudantes numa experiência de diversidade e inclusão;
- Proporcionar uma aprendizagem multicultural e potenciar a interação entre alunos com diferentes experiências e referências culturais;
- Aumentar a consciência cultural e a compreensão da diversidade, especialmente as diferenças em atitudes, valores, crenças e estéticas.

Regime: B-Learning

Duração: 54H (20 de Contacto + 14 Orientação Tutorial + 20h de Trabalho Autónomo)

ECTS: 2

Datas: 5 de fevereiro de 2023 a 02 de maio de 2024, 2ªs e 5ªs feiras (05/02, 12/02, 19/02, 26/02, 04/03, 11/03, 18/03, 04/04, 11/04, 18/04, 02/05)

Horários: Maioritariamente das 14h00h às 18h00.

Destinatários/Requisitos:
Ensino Secundário, Licenciados, Mestres e Doutores;
Profissionais do setor e atividades afins;
Possuírem no mínimo 23 anos de idade;
Competências técnicas em Cinema: captação e pós-produção de imagem e som;
Competências linguísticas de Língua Inglesa.

Critérios de Seriação: consultar Critérios de Seriação em anexo

Valor do Curso

Taxa de frequência: GRATUITO.

Candidaturas até:

21 de janeiro de 2024, através do seguinte link: https://www.ubi.pt/Curso/1281

Curso Morte e Documentário
Folheto
Critérios de Seriação
UBImpulso

Ficheiro com o nome: Morte e Documentario_page-0001
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Data da última atualização: 2024-01-10