Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Tarde de Memória: O Debuxador na Indústria de Lanifícios

Tarde de Memória: O Debuxador na Indústria de Lanifícios

Sessão no Auditório da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios, às 16h00.

EVENTO:

  29 de setembro de 2018

  Importar iCal

Partilha

João Carvalho (empresário têxtil), Elisa Calado Pinheiro (Investigadora em arqueologia e património industrial), Jorge Manuel Trindade (Debuxador entre 1960 e 2005) e Bruno Horta (Designer, Borgstena Textile Portugal) participam na Tarde de Memória que o Museu de Lanifícios organiza este sábado, dia 29 de setembro.

A partir das 16h00 vai ser relembrado o papel desempenhado por um dos técnicos fundamentais na indústria de lanifícios portuguesa: o debuxador. Em Portugal, este detinha um perfil profissional que o distinguia dos seus congéneres de outros países também fabricantes de lanifícios: era também um criativo. E, atualmente, que papel desempenha o debuxador na indústria? Ainda subsiste na indústria de lanifícios com as mesmas competências e importância? são questões que serão colocadas durante a sessão.  

No final a “Tarde de Memória”, os participantes poderão ainda visitar o Centro de Documentação / Arquivo Histórico, enquanto repositório de memórias da indústria de lanifícios. “Aqui poderemos descobrir os debuxos e padrões de antigas coleções de tecidos produzidos por várias empresas de lanifícios da região durante o século XX”, refere o Museu de Lanifícios.

Data da última atualização: 2018-09-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.