Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Centro de Competências em Cloud Computing avança na UBI

Centro de Competências em Cloud Computing avança na UBI

  14 de dezembro de 2018  

Img:

A formalização da estrutura que recebe a designação de “C4” está concluída. A UBI está já a recrutar a equipa de doutorados que irá trabalhar o sistema de “nuvem”, nas vertentes da saúde e administração pública, entre outras.

Está formalizado o C4 – Centro de Competências em Cloud Computing, promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI) para investigar e criar conhecimento nas áreas da computação na cloud, cloudificação de aplicações, prospeção de dados e infraestrutura da cloud. O Centro representa um investimento superior a um milhão e 700 mil euros e integrará uma equipa de 20 doutorados que estão já em fase de recrutamento.

Esta estrutura é considerada estratégica pela Reitoria da UBI para alavancar a Universidade e a economia da região no domínio das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), estando a ser trabalhada intensamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

O centro [ver página web] vai trabalhar em quatro linhas de investigação, designadas de “Sistemas Cloud”, “Aplicações Cloud”, “Prospeção de Dados na Cloud” e “Cloudificação da Administração Pública”. No seu conjunto, o trabalho a realizar em cada um dos temas irá resultar no estudo dos sistemas cloud, de modo a permitir uma melhor exploração de recursos e serviços proporcionados pelos operadores de serviços cloud aos utilizadores, propiciar a utilização de aplicações através da “nuvem”, beneficiando do poder de armazenamento e computação. Vão também ser desenvolvidos novos instrumentos de análise de dados (Data Mining) na nuvem e potenciar as tecnologias da cloud no contexto da Administração Pública. Com isto, o C4 pretende explorar o potencial disponível para resolver problemas de várias áreas da sociedade como a bioinformática, robótica industrial, segurança de dados, defesa da biodiversidade usando a tecnologia da cloud, saúde e administração pública.

Contará com o envolvimento de dezenas de investigadores da UBI, nomeadamente do Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia, com elementos que trabalham nas áreas da infraestrutura cloud, big data e aplicacões industriais, e também da Faculdade de Ciências da Saúde, com investigadores especialistas nas temáticas da telemonitorizacão e bioinformática. Há ainda investigadores dos institutos politécnicos de Castelo Branco e Guarda, instituições que também apoiam o projeto.

O Centro ficará instalado no UBImedical e tem já associadas diversas empresas e entidades da zona Centro e de outras regiões, que irão beneficiar do conhecimento que irá ser produzido. Entre elas, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), organização multimunicipal que agrega concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda.   

O C4 tem um Conselho Superior Estratégico, composto pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, o presidente da CIM-BSE, os presidentes do IPG e IPCB, e ainda dois representantes de empresas de referência do setor. Outro órgão com nomes já conhecidos é o Comité Científico Internacional, que integra especialistas nas áreas a que se dedicará o centro: Imrich Chlamtac (Universidade de Trento, Itália), Erik Elmroth, da (Universidade de Umeå, na Suécia) e Frank Leymann (Universidade de Estugarda da Alemanha). Haverá ainda um Conselho Empresarial, constituído por um representante de cada uma das empresas que têm uma relação direta com o Centro de Competências. O Diretor Executivo está em processo de contratação, através de um concurso internacional.

O Programa Integrado de IC&DT “C4 – Centro de Competências em Cloud Computing” é cofinanciado através do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica – Programas Integrados de IC&DT, pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Partilhar

Data da última atualização: 2018-12-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.